Passarelas danificadas levam risco aos usuários da ponte que liga Ipiaú a Japomirim

terça-feira, janeiro 08, 2019
A passarela localizada a montante do rio apresenta-se com maior número de problemas.
A ponte sobre o Rio das Contas, ligando a Praça Salvador da Matta, em Ipiaú, ao distrito de Japomirim, no município de Itagibá, necessita urgentemente de reparos nas passarelas destinadas a pedestres. A o longo dos seus 201 metros elas apresentam inúmeras avarias. Atendendo denuncias da população usuária do equipamento,  a reportagem do GIRO esteve no local  e constatou o problema que coloca em risco a integridade física e a própria vida das pessoas que diariamente por ali transitam.
Os problemas na passarela colocam em risco a integridade física e a própria vida dos transeuntes.
Em alguns pontos as lajotas sobre a tubulação da Embasa já não existem, enquanto em outros estão esburacadas ou precisando de fixação, tendo em vista que se mostram praticamente soltas. São quase 60 pontos deficientes nas duas passarelas. O corrimão da ponte também apresenta sinais de desgaste.  A passarela localizada a montante do rio apresenta-se com maior número de problemas. Quando não se arriscam a utilizarem as passarelas, os usuários caminham pela pista de rolamento da ponte, ficando à mercê do transito de veículos, correndo o risco de atropelamentos. A situação é mesmo complicada.

Não temos informações de a quem compete a manutenção do equipamento, se o Governo do Estado que em novembro de 1990 inaugurou a sua duplicação, ou das prefeituras de Ipiaú e Itagibá, municípios diretamente beneficiados com sua existência. Seja de quem for esta  responsabilidade, o certo é que se faz  necessário uma providência urgente antes que aconteça um grave acidente.  As fotos de Gisnalva Sacramento mostram a veracidade do fato. ( Giro/José Américo Castro).