Secretaria de Saúde de Ipiaú alerta população sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação

segunda-feira, janeiro 07, 2019
A vacinação é uma das formas mais eficazes de controlar surtos e evitar doenças que podem desencadear complicações sérias e até mesmo a morte. Para intensificar essa ação preventiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipiaú alerta a população sobre a importância de atualizar a caderneta de vacinação em todas as fases da vida (bebês, crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos). Ao todo, são disponibilizados aproximadamente 40 tipos de vacina, oferecidas nos estabelecimentos de saúde da prefeitura. Segundo a Coordenadora de Epidemiologia, Keila Maia, a rede municipal de saúde oferta vacinas seguras e eficientes à população: “O Ministério da Saúde é responsável pela produção e distribuição das vacinas, que passam por rigorosos critérios de qualidade. No município, o material é acondicionado e mantido em temperatura adequada para serem distribuídas para as salas de vacina”, afirma.
O processo de acondicionamento dessas vacinas segue uma série de cuidados previstos pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde: “Temos dedicação na conservação da vacina, essa é nossa prioridade máxima. Isso porque reconhecemos que a vacina ofertada à população possui um alto valor, tanto valor em dinheiro quanto valor na proteção à saúde”. A Secretária de Saúde, Meirinha Alves, ressalta que as salas de vacinação atuam de maneira informatizada e, ao final de cada vacina, os dados dos usuários são inseridos no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde. 
Segundo Keila, “o Governo oferta uma vacina com a mesma eficácia da rede particular e de maneira gratuita que é distribuída entre as unidades. É um benefício para a população”, finaliza.  A Prefeita Maria das Graças Mendonça, instrui a população sobre o acesso à vacina em Ipiaú: “Os usuários de todas as faixas etárias devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência munidos da Caderneta de Vacinação. Ainda que não tenha a caderneta, o paciente será atendido, mas é importante que tenham zelo com este documento, que contém o registro de todas as vacinas que já tomou. Manter a saúde municipal em pleno funcionamento, além de ser obrigação, tratamos como prioridade em nossa gestão.” Conheça o calendário nacional de vacinação. (Dircom/Prefeitura de Ipiaú)