Em coletiva de imprensa, Prefeitura garante pagamento do Piso Nacional 2019 para professores, retroativo a janeiro, e explica veto

sexta-feira, fevereiro 15, 2019
*Por Marcel Hohlenwerger
A Prefeitura de Ipiaú, garantiu o pagamento de reajuste do piso nacional dos professores 2019 retroativo a janeiro. A declaração foi feita pela prefeita Maria das Graças durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira 14 de fevereiro. Conforme a gestão, com as contas abertas e total transparência, foi formada uma comissão composta por membros do governo e APLB  para analisar as possíveis medidas para o pagamento do retroativo dos meses de janeiro à abril de 2018. A previsão é de que no mês de maio, seja apresentado o resultado dos estudos com as datas dos respectivos pagamentos.
Segundo o secretário de Educação, Alan Vitorino, “tudo  está sendo feito de forma transparente com a participação de todos os envolvidos. Com a queda da arrecadação existem dificuldades, por isso formamos a comissão para participar de todas as decisões visando a valorização do professor”, disse. Segundo a procuradora do município, Isabelle Araújo, no projeto de Lei que foi aprovado, uma emenda sobre o retroativo de 2018 será vetada por ser inconstitucional. “A câmara não pode atribuir despesa ao município. Uma comissão já foi formada para este fim e todos envolvidos sabem disso”, explicou a procuradora.

O trabalho conjunto está debruçado nas contas da educação para enxugar possíveis gastos para que a gestão possa conseguir honrar com todos os compromissos, haja vista que o governo está priorizando a reforma de todas as escolas que segundo o secretário, foram encontradas sucateadas. “Com a falta de manutenção das escolas por parte da gestão anterior, encontramos todas as instituições sucateadas, o que elevou de forma considerável os custos com as reformas que são feitas com recursos próprios. Na nossa gestão, nenhuma escola vai ficar sem manutenção por que a nossa preocupação é dar as melhores condições de estudo para nossos alunos que representam o futuro da nossa cidade. Esse também é um compromisso do Governo e agradeço a prefeita Maria das Graças por todo o empenho para que tenhamos a melhor educação possível”, concluiu o secretário da pasta.