Ipiaú: Gestão municipal destaca investimentos e projetos na área da educação

quinta-feira, fevereiro 14, 2019
Coletiva com a imprensa ocorreu na secretaria de educação do município (Foto: Giro Ipiaú)
Numa entrevista coletiva com a imprensa local, na tarde dessa quinta-feira, 14, no prédio da Prefeitura Municipal de Ipiaú, a prefeita Maria das Graças, acompanhada do secretário de Educação -Alan Márcio Vitorino e equipe da pasta, além da secretária de Governo - Vanda Pinheiro e da Procuradora Jurídica Isabelle Araújo e,  foi divulgado um balanço sobre a educação no município. A prefeita e a equipe responderam a questionamentos de integrantes de meios de comunicação, presentes na coletiva que durou mais de duas horas. Abaixo destaca-se alguns dos pontos mais importantes abordados:

Reformas e videomonitoramento de escolas
Alan e a prefeita Maria iniciaram destacando os investimentos nas reformas das escolas da zona urbana e rural, e aquisição de equipamentos novos para as unidades escolares. Alan informou que o governo pretende climatizar todas as salas de aulas da rede municipal. Outro ponto importante citado pelo secretário foi o projeto do videomonitoramento online das escolas. As imagens serão acompanhadas de uma sala na prefeitura, podendo as imagens serem estendidas até a Companhia da Polícia Militar, responsável pela Ronda Escolar.

Escola Militarizada e Fardamentos
A Escola de Gestão Compartilhada com a Polícia Militar que atende mais de 400 alunos é a grande aposta do governo na área de educação.  A prefeita informou que está otimista com a parceria e que já estuda a possibilidade de ampliar o modelo no próximo ano. O secretário informou que já foi licitado a confecção dos fardamentos a serem distribuídos para esses estudantes. Quanto aos demais da rede municipal, serão produzidos e entregues apenas àqueles alunos que estão iniciando nas escolas e aos que o fardamento já não cabem mais no corpo.

Creches
As autoridades destacaram também que as creches estão em pleno funcionamento e que os processos licitatórios para a construção de duas novas unidades (uma no bairro Euclides Neto e outra na Avenida Getúlio Vargas) já estão em andamento. Cada creche nova deve receber 188 crianças em turno integral. A intenção do governo é que no próximo ano, ambas já estejam funcionando.

Merenda Escolar
A secretaria informou na entrevista que esse ano 406 agricultores ligados a cinco associações na zona rural de Ipiaú irão fornecer produtos para a merenda escolar, através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). A secretária de governo lembrou que quando foi iniciada a gestão atual, existia apenas uma associação capacitada para oferecer os produtos. Vanda lembrou a participação do ex-secretário de Agricultura, Valnei Pestana, para essa ampliação. A prefeita Maria enfatizou ainda que os fornecedores de outros produtos para a merenda escolar, vencedores dos processos licitatórios, são todos de Ipiaú.

Transporte escolar
O GIRO questionou aos secretários presentes e a prefeita sobre a qualidade do transporte dos alunos da zona rural, criticado algumas vezes por pais de estudantes, citando a ausência do coletivo em tempos chuvosos e constantes defeitos mecânicos. A secretária de governo, Vanda Pinheiro, atribui essas falhas a falta de manutenção nas estradas, devido a um impasse no ano passado com a área da cascalheira, mas segundo a secretária, o problema já está resolvido e a prioridade do governo é dar manutenção contínua. Sobre os veículos, foi informado que esse ano a prefeitura realizou um aditivo de três meses com a empresa atual, mas que já está sendo elaborado o processo para uma nova licitação.

Ainda na coletiva, o governo municipal, por meio da secretaria de educação pontuou os investimentos em projetos pedagógicos e foi assegurando o reajuste de 4,17% no pagamento do Piso Salarial dos professores para 2019. (Giro Ipiaú)