Ipiaú: Secretaria de Agricultura abre inscrições para cursos de qualificação profissional

quarta-feira, fevereiro 20, 2019
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, informa que se encontra aberta, até o próximo dia 28, as inscrições para o curso de qualificação profissional sobre o cacau, destinado a um público de renda de até três salários mínimos por família. O evento, com duração de 60 dias, acontecerá no Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas (CETEP) e será viabilizado pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), cujo coordenador territorial é Marcelo Cardoso. 

O curso objetiva que o estudante domine práticas sustentáveis de manejo de cacau, bem como, produza e comercialize produtos da agricultura. Serão ensinadas as formas corretas de manuseio das ferramentas, equipamentos e máquinas utilizadas, as possibilidades de obter cacau de qualidade, de beneficiar os produtos e os caminhos para empregar novas tecnologias, além do domínio de cada etapa do processo produtivo e do manejo sustentável da cultura.

São requisitos obrigatórios para a inscrição: ter entre 15 e 29 anos; estar desempregado ou ser de família de baixa renda e não ter concluído o ensino médio. Os alunos terão direito a uma bolsa de auxílio a alimentação e transporte, além de materiais didáticos básicos e uma camisa do Pronatec. Para a matrícula são exigidos os seguintes documentos: RG e CPF; comprovante de residência; atestado de escolaridade; comprovante bancário em nome do estudante. A matrícula pode ser efetuada na Secretaria de Agricultura do Município. A aula inaugural acontece no dia 19 de março. (Dircom/Prefeitura de Ipiaú)