Aula inaugural do curso de teologia para leigos acontece nesta sexta na Uneb/Ipiaú

quarta-feira, março 06, 2019
Na noite desta sexta-feira, 8 de março, às 19 horas, acontece no Campus 21 da Uneb, em Ipiaú, a aula inaugural do curso de extensão em Teologia para Leigos que será realizado pelo Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) da UNEB, através do Centro de Estudos e Pesquisa Interdepartamental em Culturas e Religiões (CEPICR), em  parceria com a Escola de Teologia para Leigos (ETEL), da Diocese de Ilhéus. 

O curso, com 50 vagas em Ipiaú, tem como objetivo capacitar cristãos leigos e pessoas da comunidade, a partir de uma reflexão existencial e sistemática da teologia para assumirem a formação cristã nas instituições eclesiais, promovendo o diálogo inter-religioso. As aulas serão ministradas por professores da universidade e da Diocese de Ilhéus, acontecerão nos finais de semana, tendo uma carga de 180 horas, prolongadas num período de três anos. Outras 150 vagas foram distribuídas nos núcleos de formação localizados em Ilhéus, Gandu e Igrapiúna.

A Diocese de Ilhéus informa que a Escola de Teologia para Leigos é uma iniciativa da Igreja Católica, pós Concílio Vaticano II, que tem o objetivo de proporcionar formação aos católicos leigos acerca da Teologia Cristã Católica (Tradição, Escrituras e Magistério). Na Diocese de Ilhéus, a ETEL foi iniciada em 1988, por Dom Valfredo Tepe e, posteriormente, continuada e reformulada por Dom Mauro Montagnoli.

Dentre as atualizações da ETEL, destacamos a descentralização dos núcleos de formação. Até 2015 as escolas eram concentradas na sede da Diocese de Ilhéus, sendo as aulas ministradas durante um final de semana por mês. Em 2016, as Escolas de Teologia para Leigos passaram a ser organizadas por Zonal, com o escopo de atender o maior número de leigos, tendo em vista a facilitação do acesso, em consequência da proximidade das Paróquias que compõem o mesmo Zonal. (Giro/José Américo Castro).