Coluna na Mira da Política

quarta-feira, março 20, 2019
Comitê Político da  Lavoura Cacaueira
Durante sua visita a Ipiaú, a convite da vereadora Andreia Novais- MDB- o  advogado, ex-vereador de Ilhéus, Procurador Jurídico da União dos Vereadores do Brasil,  Consultor Tributário e defensor da causa municipalista, Joabs Ribeiro, solicitou o apoio da representação política local para a criação do Comitê Político da Lavoura Cacaueira. A proposta já tem a aprovação de 11 municípios da região e  visa o fortalecimento da lavoura do cacau que é o grande elemento da economia do sul e parte do sudoeste e extremo sul baiano. Joabs informa que apenas os segmentos técnicos, formado pela Ceplac/Ministério da Agricultura, e sindical, através dos produtores rurais, com suas diversas  associações, estão envolvidos no trabalho de soerguimento da cadeia produtiva do cacau. Agora espera-se um maior engajamento da classe política nessa rede que contará com plataformas de trabalho, inclusive um site contendo os nomes dos 39 deputados federais pela Bahia. A atuação de cada um desses parlamentares em favor do cacau será avaliada e receberá, através do site, a nota que merece pelo empenho à causa.

Fake Rasteiro
Comenta-se nos bastidores da oposição ipiauense que o empresário e ex- secretário de Administração do atual governo municipal, Zenildo Rodrigues, vem sendo cogitado para compor chapa majoritária com o ex- prefeito Deraldino Araújo. A informação ainda não foi confirmada por fontes oficiais e muito menos pelo próprio Zenildo. A quem diga tratar-se de  fake news rasteiro.

Sucesso
Mesmo com o lamentável incidente que resultou na morte de um inocente, o Carnaval da Ressaca, festejo coordenado pela vereadora Andreia Novais, com apoio da Prefeitura Municipal e empresários  da cidade, obteve  grande sucesso. Recebeu reiterados elogios por parte da população, em especial  dos foliões. Muitos pedem novas realizações naquela área de lazer que se bem administrada poderá converter-se em importante atrativo turístico. O homicídio verificado na ocasião não teve ligação direta com o evento.

Conselho de Cultura
Através do Decreto nº 5.267 de 25 de fevereiro de 2019, a prefeita Maria das Graças nomeou os 16 membros, com seus respectivos suplentes, do Conselho Municipal de Política Cultural de Ipiaú. O órgão tem experimentado avanços no processo de estruturação da política cultural do município, além de fazer indicações importantes ao Poder Executivo, dentre as quais a reativação do Museu do Lavrador.

Política de Ipiaú
Dos grupos de rede social com endereço em Ipiaú, um dos mais atuantes é o “Politica de Ipiaú”.  A maioria dos seus representantes faz oposição sistemática e substancial à gestão da prefeita Maria das Graças, dando assim evidência ao contraditório. Desse modo cumpre a função social que lhes cabe no processo democrático.

Com a Rainha do Congo
A rainha  Diambi Kabatusuila Mukalenga Mukaji de Nkashama (Majestade da Ordem do Leopardo), do grande império Luba, povos nativos da África Central, na República Democrática do Congo, esta  visitou, recentemente, o Brasil . Homenagens em diversas capitais foram prestadas a esta que é a primeira soberana bantu a visitar os seus descendentes  em terras brasileiras, após a abolição da escravidão no pais. Em São Paulo, a rainha foi recepcionada pelo ipiauense Walmir Damasceno Damasceno dos Santos (Taata Kwa Nkisi Katuvanjesi), coordenador do Ilabantu e representante do CICIBA (Centro Internacional das Civilizações Bantu) sediado  em  Itapecerica da Serra.,

Na Caixa de Fósforo
O agricultor e ex vereador Antonio Cesário, guarda uma relíquia: a caixa de fósforo cujo rotulo estampa a propaganda política da candidatura de Hildebrando Nunes Rezende, no ano de 1972, à Prefeitura Municipal de Ipiaú. Nessa estratégia de veiculação da imagem do candidato aparecem ainda as figuras do ex prefeito Euclides Neto e do deputado federal Antonio José, cuja principal base eleitoral era em Vitoria da Conquista. Eles militavam no velho MDB (Movimento Democrático Brasileiro). O destaque é o apoio de Euclides à candidatura de Hildebrando que teve como concorrente o capitão Milton Pinheiro, da ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e venceu a disputa com 995 votos de frente. Foram 3.465 sufrágios a seu favor contra 2.470 obtidos pelo  adversário. Nessa campanha os militantes do MDB de Ipiaú, em sua maioria formada pelo “povão”, receberam a denominação de “garranchos”, inaugurando assim um dos maiores símbolos do populismo político local. (Giro/José Américo Castro).