Ipiaú sedia reunião plenária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas

quinta-feira, março 14, 2019
Evento acontece nesta sexta-feira, 15 de março.
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC) realizará a XXXº Reunião Plenária Ordinária, nesta quinta-feira, 13, no Salão do Plenário da Câmara Municipal de Ipiaú. O encontro tem inicio às 9 horas e se estenderá até as 17 horas, com a participação dos membros titulares, suplentes e simpatizantes do órgão. Na oportunidade, serão abordados assuntos referentes às barragens de rejeitos da Mina Santa Rita, da Mirabela Mineração e da Vanádio de Maracás e apresentado os planos de Trabalho e de Comunicação do Comitê que serão enviados ao Programa Nacional de Fortalecimento dos Comitês da  Agência Nacional de Águas (ANA). A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, através do seu titular, Elvídio Júnior, terá espaço no evento para informar sobre o cenário atual dos recursos hídricos no município. Também será aberto espaço para manifestação de representantes da Sociedade Civil Organizada desta cidade e região. Diversos outros assuntos estão na pauta da reunião.
É preocupante o cenário  dos recursos hídricos  na região de Ipiaú. Grande parte dos mananciais apresentam baixos índices de vazão em decorrência dos sucessivos períodos de estiagem prolongada,  verificados desde o ano de 2015. O próprio Rio das Contas, no perímetro urbano do município, apresenta vazão abaixo da média. A situação é ainda mais grave no Rio Água Branca que está praticamente seco, o mesmo ocorrendo em outros rios da bacia. O desmatamento, sobretudo nos topos de morros e áreas onde prevalece a pecuária bovina, contribui decisivamente para a escassez de água.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas (CBHRC), é um órgão colegiado, integrado pelo poder público, sociedade civil e empresas usuárias da água provenientes do Rio de Contas e tem por finalidade realizar a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos deste rio.(Giro/José Américo Castro).