Ipiauense conquista título estadual de pesca submarina

sexta-feira, março 29, 2019
Lucas Castro Lessa está credenciado a participar do campeonato nacional da categoria.
A conquista do título de campeão baiano de pesca submarina- mergulho livre-, modalidade individual, credenciou o ipiauense Lucas Castro Lessa, 38 anos, a participar do campeonato nacional da categoria que deverá ser realizado em Porto Seguro, ainda este ano. O titulo também lhe valeu o patrocínio da empresa PK, especializada em material de mergulho. A competição estadual reuniu  mais de 20 atletas e envolveu três etapas: Salvador, Boipeba e Porto Seguro, mas Lucas só participou das duas últimas, entretanto, conseguiu superar as marcas dos adversários e somar 11 mil pontos, resultante da captura de 28 peixes que totalizaram 55,485 kg, somando 72.335 pontos.
Nesta competição Lucas Lessa empreendeu mergulhos em apneia de até 45 metros. Durante o mergulho em apneia o mergulhador prende a respiração e realiza a descida utilizando o ar guardado em seus pulmões embaixo d’água. Esse tipo de técnica acaba por limitar o tempo de permanência submerso e é mais utilizado na pesca submarina tradicional de subsistência.
Lucas Castro Lessa mergulha desde os oito anos de idade. Ele aperfeiçoou a pratica em Curumuxatiba, no extremo sul do estado, com índios de uma aldeia Pataxó que costumavam lhe levar para alto mar em suas pescarias. Lucas já chegou a capturar espécies de até 260 kg e ficar frente a frente com enormes tubarões e barracudas. (Giro/José Américo Castro).