Coluna 'Na Mira da Política' e os destaques da semana

quinta-feira, abril 11, 2019
Naciel indica vistoria no Santa Paula e fala de abalos sísmicos
Sabendo que prevenir é melhor do que remediar e de que tudo pode acontecer nesses tempos de desequilíbrio ecológico, o vereador  Naciel Ramos -PSD- oficializou uma indicação à prefeita Maria das Graças no sentido de que o Poder Executivo Municipal promova uma vistoria na estrutura física e instalações elétricas e hidráulicas do inacabado prédio Santa Paula, localizado na Praça Rui Barbosa, centro de Ipiaú. O vereador teme que se por acaso ocorra um eventual abalo sísmico neste município,  o prédio possa ser atingido e causar um acidente sem precedentes. "A terra tremeu em Iguaí, Ibicuí, Guaratinga , Firmino Alves, Nova Canaã  e na zona rural de Apuarema e Jequié. Graças a Deus não tremeu aqui (em Ipiaú), mas se tivermos um abalo, mesmo de baixa magnitude, não fica descartada a possibilidade de danos estruturais”, observou o parlamentar. Neste caso ele acredita que não estando devidamente seguro o prédio poderá ser comprometido. Daí a necessidade de prevenir através de uma averiguação criteriosa. 

Dr. Leôncio
Aniversariante nessa quinta-feira, 11 de abril, o médico Leôncio Campos continua em alta no cenário político ipiauense. Seu nome já vem sendo citado em diversos setores como virtual pré candidato a prefeito. Muita gente busca o seu apoio. Além do mais, Dr. Leôncio tem ao seu lado o empresário Eduardo Pereira Alves (Dú), grande estrategista dos processos eleitorais. 

Estruturando o PSD
O presidente  do PSD de Ipiaú, Cezário Costa disse que a agremiação vem se estruturando para ser a grande protagonista da  próxima campanha eleitoral na localidade, inclusive com capacidade de conquistar um expressivo número de vagas na Câmara Municipal, entretanto o grupo vem fechando questão em torno do apoio à prefeita Maria das Graças, caso ela concorra à reeleição. Entretanto, se  por algum motivo, Maria não concorrer, esse apoio poderá contemplá-lo. Cezário também não descarta a possibilidade de compor chapa como vice de Maria.

Orlando na Prefeitura
Existe uma possibilidade do vereador Orlando Santos ser candidato a prefeito de Ipiaú pelo Partido dos Trabalhadores -PT-. Setores petistas defendem candidatura própria nas eleições municipais de 2020.  Sendo soldado, Orlando não desobedecerá ordens superiores. Ele não é  daqueles que deserta.  Mantém-se sempre fiel às suas fileiras.

No páreo
Ex petista, e emedebista, o advogado Aloísio Teixeira Mendes vem sendo cogitado pra ser pré candidato a prefeito de Ipiaú pelo PSL. Aloísio já exerceu mandato de vereador neste município e tem mantido o procedimento ético que vem lhe caracterizando tanto na atividade privada quanto na vida pública. Na Câmara Municipal de Ipiaú teve celebres embates com José Mendonça quando este presidia a casa.

Articuladora
Com bom desempenho e  muita habilidade,  a empresária Flávia Mendonça vem se firmando como a principal articuladora política do governo da prefeita Maria das Graças, sua mãe. Adotando argumentos precisos ela tem buscado alianças e apresentado consistências que fortalecerão a gestora em um eventual processo de reeleição. Além de tudo isso, Flávia tem trânsito livre nas diversas áreas do Governo Estadual.

Barra do Rocha
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Barra do Rocha Washington Mendes Santana ( PSB) teve suas contas do exercício de 2017 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM n° 04098e18). Washington ressaltou o seu compromisso de manter a Câmara Municipal com as finanças em ordem em face a tantas mudanças na legislação nos dias atuais. “É necessário muito empenho, dedicação e responsabilidade para administrar os recursos do povo, sobretudo em uma câmara pequena com problemas, demandas e sonhos grandes. Durante todo esse período estamos com coragem e zelo buscando aprimorar e cumprir todas exigências determinadas pela corte de contas. Além de testemunhar que com muito empenho, generosidade, criatividade e fé, nós conseguimos fazer muito nesse tempo a frente do Legislativo municipal. Sem esquecer da mais importante das conquistas: humanização das relações, garantia dos direitos da população e responsabilidade com o que é público”. 

Jogou a toalha
Além de renunciar ao cargo de prefeito de Aiquara, o empresário Jositan Pimentel, mais conhecido como “Tan”, deu um atestado de despreparo para o cargo ao justificar na Carta-Renúncia encaminhada à Câmara de Vereadores que o município necessita de um gestor em plena capacidade para dar conta do trabalho árduo e contínuo”. Será que ele não sabia que rapadura é doce, mas não é mole?. Com essa renúncia, Tan que já foi vereador em Ibirataia e em Ipiaú, parece que jogou em definitivo a toalha no ringue da política.

Fite elogia
Acostumado à critica ferrenha à administração municipal o vereador Emerson Fite -MDB- surpreendeu ao tecer um elogio. O alvo do inusitado foi a Unidade de Saúde Pedro Costa Oliveira, no Distrito de Córrego de Pedras. “Chegando lá constatei que o posto se encontra em total funcionamento. Gostaria que todas unidades de saúde da zona urbana do município funcionasse como o daquele Distrito. Nosso trabalho continua por uma saúde digna para o nosso povo”, informou o vereador. Para que o elogio não fosse totalmente positivo, Fite lembrou de um detalhe:  “A única deficiência encontrada foi a falta de um bebedouro que segundos moradores tem mais de um ano com defeito”.

*A Coluna Na Mira da Política é produzida pelo jornalista José Américo Castro