Ipiaú: Evento no CEI discute exploração sexual contra crianças e adolescente e automutilação


Evento aconteceu no Colégio Estadual de Ipiaú.

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, (22), no auditório do Colégio Estadual de Ipiaú mais uma ação do projeto “Dialogando com a Juventude” em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Ipiaú. Desta vez uma roda de conversa conduzida pelos psicólogos Ciro Pestana e Jamile Barros tratou da temática alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, além da automutilação na adolescência.

Organizadores e palestrantes do evento.

O evento também contou com a presença da Juíza Leandra Leal, da Vara da Infância e Juventude da Comarca Ipiaú, do Major/PM Brito, do presidente do CMDCA Fábio Figueiredo, dos psicólogos Ciro Pestana e Jamile Barros, além do Conselho Tutelar representado pelo conselheiro Antônio Rosa. “Gostaria de chamar a atenção que é de suma importância que pais e responsáveis fiquem atentos aos alertas vindo da criança ou adolescente muitas vezes expressados em linguagem não-verbal, sinalizações de trauma, comportamentos, perturbações no sono, aumento ou diminuição de apetite, alterações no desempenho e aproveitamento escolar, pois as vezes o agressor é alguém muito próximo da família”, destacou Álvaro Jardim coordenador do projeto.

Álvaro Jardim – coordenador do Dialogando com a Juventude.

Ao longo do mês, aconteceram várias programações, que, incluiu reuniões, rodas de conversa, palestras para crianças, adolescentes e famílias, afim de sensibilizar a sociedade como um todo sobre este tema, que requer a atenção e a participação de todos. As ações tiveram como principal objetivo promover o conhecimento e a sensibilização para o tema e estão em consonância com a campanha Faça Bonito: – Proteja nossas crianças e adolescentes.