Ilhéus: Hospital Costa do Cacau implanta primeiro marcapasso em paciente


Foto: Divulgação

O Centro Cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, no sul da Bahia, implantou o primeiro implante marcapasso definitivo em um paciente na última quinta-feira (13). O marcapasso implantado em Francisco Luiz da Costa de Jesus é do tipo Cardioversor/Desfibrilador Ressincronizador (CDIR). O aparelho implantado organiza os batimentos cardíacos e serve de desfibrilador, reduzindo os riscos de morte súbita, por parada cardíaca, do paciente. O procedimento é considerado de média e alta complexidade e foi realizado pelo cirurgião cardíaco, Décio Cardoso. Na ocasião, foram utilizados todos os paramentos e necessidades para implante do aparelho regulador.

O paciente estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau e passou por diversos exames, até resultar no diagnóstico, para ser encaminhado ao procedimento cirúrgico de implante definitivo do marcapasso. Francisco da Costa encontra-se em recuperação na enfermaria da unidade.

De acordo com Aldicéia, seu irmão tem um bom acompanhamento por parte dos profissionais do hospital. “Ele sempre foi tratado muito bem, gostamos muito do atendimento da equipe inteira, de todos os plantões, porque na minha opinião, o que o paciente precisa, é de carinho, atenção, principalmente dos profissionais, enfermeiras, técnicas, médicos, o que favorece o restabelecimento da saúde, estou muito satisfeita”, confessou.