Professor Alexandre, da Academia Team Terrier, fala de conquistas e dificuldades na formação de atletas


Alexandre (centro da foto) é professor de Jiu Jitsu, Muay Thai e Boxe.

O professor de Muay Thay e Jiu Jitsu, Alexandre Muniz, da Academia Team Terrier, concedeu uma entrevista ao repórter Romário Henderson, falando sobre vários elementos que envolvem as artes marciais. Ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo, as artes marciais têm no MMA seu ápice, onde circula milhões de dólares e tem recorde de audiência em todo o planeta. Acompanhe o bate papo com Alexandre Muniz:

GIRO: Alexandre, conte-nos um pouco sobre a sua experiência no Jiu-Jitsu, na formação de grandes atletas.
– Comecei a treinar jiu-jitsu com o professor Ricardo tanus em 1999. Participei de alguns campeonatos baianos e regionais até o ano de 2010, quando resolvi me dedicar somente como treinador não só de jiu-jitsu como também de Muay Thai e boxe. Hoje a nossa equipe acumula vários títulos e vitórias nessas modalidades.

GIRO: Ao longo desse período, liste algumas importantes conquistas de atletas oriundos da Team Terrier.
– Agora os atletas da Team Terrier vêm conquistando muitas vitórias e experiências em todas as modalidades como muay thai, jiu-jitsu, boxe e MMA, em campeonatos baianos e regionais.

GIRO: Qual a sua avaliação acerca da valorização desta modalidade no município. Os alunos da academia têm recebido o devido valor e apoio do poder público?
– Infelizmente não temos o devido apoio do poder público. Apoio certo nós temos do vereador San de Paulista que sempre nos ajudou e recebemos pra esse próximo uma ajuda do vereador Cláudio Nascimento.

GIRO: As artes marciais têm ganhado muitos adeptos por todo o mundo, mas ainda sofre resistência por parte de alguns que o associam à violência. Como harmonizar esses dois pensamentos?
– Hoje em dia já quebramos muito esse preconceito com a arte marcial, tivemos um grande avanço referente a essa resistência. Hoje em dia as artes marciais estão sendo muito procuradas para defesa pessoal e, principalmente, para questão do condicionamento físico.

GIRO: Qual a trajetória a ser trilhada por um lutador que pretende chegar aos grandes eventos?
– O atleta deve ser disciplinado, ter compromisso e responsabilidade, pois precisam treinar sério e ter um bom treinador e colega de treinos para ajudar na sua preparação.

GIRO: Como se constrói um atleta campeão? O trabalho motivacional é um dos elementos essenciais?
– Um atleta campeão se constrói com dedicação, foco e uma excelente equipe para sua preparação e formação como atleta. Se o atleta tiver um trabalho motivacional junto com uma ótima preparação e apoios financeiros, pode ter certeza que irá chegar longe.

Os atletas da Team Terrier disputarão uma competição em Salvador, no dia 7 de setembro, no Shopping Bela Vista. Três atletas estarão representando Ipiaú nas lutas de MMA e Muay Thay. (Giro/Romário Henderson)