Ipiaú: Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação contra o sarampo


A primeira etapa da Campanha Seletiva de Vacinação contra o Sarampo começou ontem, segunda-feira (7) e prossegue até o dia 25 de outubro, com a expectativa de que sejam vacinadas, em todo o Brasil, cerca de 2,6 milhões de crianças na faixa etária 6 meses a 5 anos de idade. A data de 19 de outubro foi definida como o Dia D da vacinação infantil. O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo e proteger os grupos mais acometidos pela doença no país. Para o grupo dos adultos, na faixa-etária de 20 a 29 anos, a vacinação será no período de 18 a 30 de novembro.

Em Ipiaú a vacina trivalente, que ainda protege contra caxumba e rubéola, está disponível nas 14 unidades de saúde da família. Os dois primeiros dias da vacinação neste município foram marcados por uma demanda que superou as expectativas da Vigilância Epidemiológica Municipal, dando assim uma demonstração de que a população está consciente da importância do ato preventivo.
A Coordenadora do Serviço, Enfermeira Nildete Gomes, lembra que vacina é um direito da criança. Daí a necessidade de pais e responsáveis observarem os procedimentos recomendados, sobretudo checando o cartão de vacinação, como um ato de respeito e amor. Se o cartão estiver incompleto, é necessário levar a criança para tomar a segunda dose. Caso a criança não tenha tomado nenhuma dose, ela deve tomar a primeira e, na sequência, a segunda.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Existem suspeitas de seis casos da doença em Ipiaú, todos concentrados na zona urbana. Até o momento, nenhum deles foi confirmado, estando sob investigação. Recentemente a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), divulgou que foram diagnosticados casos de sarampo no distrito do Japomirim, município de Itagibá. As vítimas são da cidade de Santo Amaro, onde se verifica um surto da doença, e visitavam parentes na localidade vizinha a Ipiaú. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)