Coluna Na Mira da Política – por José Américo Castro


Na canção de Marília

Ipiaú – Tem muita gente querendo compor chapa majoritária com a prefeita Maria das Graças Mendonça, cuja futura candidatura, à reeleição, parece irreversível. Alguns dos pretendentes se acham fortes lideranças, mas não gozam do carisma necessário para fortalecer o arco de alianças da frente situacionista. Outros fazem muita zoada, entretanto podem atrapalhar articulações mais propicias. E têm aqueles, literalmente, sem as mínimas condições. Os que apresentam leveza e capacidade, preferem ficar de fora, alegando projetos de ordem particular. E assim, Maria Mendonça vive o dilema cantado por Marília Mendonça: “ Quem eu quero não me quer. Quem me quer não vou querer”.

CoeficienteEm Ipiaú, um partido para eleger um vereador vai precisar de no mínimo dois mil votos. É justamente este coeficiente que tem preocupado muitos pré-candidatos e agremiações. Daí a correria para arrumar concorrentes que tenham reais condições de despejar votos naqueles com maior substancia eleitoral.

A vaga de JoanitoIpiaú – Em cada campanha eleitoral, entram em cena aqueles candidatos que se acham o máximo. Eles asseguram que irão bater recordes e proclamam-se eleitos antes da hora, contudo, no abrir das urnas, experimentam votações minguadas. Nem mesmo os votos dos próprios familiares aparecem. O saudoso Joanito Rocha e o irreverente Charles Lima são exemplos disso. Na eleição de 2020 não faltarão exemplares da espécie. Resta saber quem dentre eles assumirá a vaga de Joanito.

PrefeituráveisIpiaú- Além da prefeita Maria das Graças, do médico Deraldino Araújo e da vice-prefeita Margarete Chaves, a corrida para a Prefeitura de Ipiaú poderá contar com as participações do advogado Aloísio Teixeira Mendes (Aloísio do Cartório), Val da Glute ou Washington da Caixa e o sub-oficial Gilvan (foto), da gloriosa Marinha Brasileira. Outros nomes poderão entrar na disputa que tradicionalmente é polarizada.

Valdir Pino Ipiaú – Detentor de 416 votos válidos na eleição de 2016, quando concorreu a vereador pelo PTdoB, o empresário Valdir Pino está bem próximo do grupo político de Cezário Costa. Ele marcou presença no almoço que o “homem da Schin” ofereceu, recentemente, para recepcionar o deputado Eduardo Alencar -PSD- e tem comparecido a algumas reuniões do grupo. Se por acaso Valdir Pino ingressar no PSD, a agremiação que já conta com os vereadores Cláudio Nascimento, Naciel Ramos e Lucas de Vavá (no momento exercendo a titularidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Ipiaú), aumentará suas condições de eleger uma experiente bancada na Câmara Municipal. No time de Cezário também estão seus parentes Flávio Costa, Mateus Costa e Joana Costa.

Amigo do HGI

Ipiaú – Objetivando ampliar os investimentos na aquisição de equipamentos e na melhoria da estrutura da unidade, o diretor do Hospital Geral de Ipiaú, Alex Miranda, criou o Projeto Amigos do Hospital, uma espécie de associação que realiza uma contribuição voluntária para a entidade. O mais novo amigo do HGI é o deputado Eduardo Alencar-PSD-. Em recente visita à unidade, este atuante político da base do governador Rui Costa, se comprometeu em apresentar emenda parlamentar que beneficie o hospital com mais uma ambulância. Na oportunidade, o deputado estava acompanhado do empresário e líder político ipiaUense, Cezário Costa que também se tornou amigo do HGI.

Resolveu continuarCórrego de Pedras – O vereador José Carlos Bispo dos Santos (Carlinhos) -PP- propalou que não seria candidato à reeleição, mas agora voltou atrás e confirmou que estará no páreo para tentar seu quinto mandato na Câmara Municipal de Ipiaú. Ele tem forte reduto no distrito de Córrego de Pedras, onde reside.

Em nome do filhoIbirataia- Zun zun zun nos bastidores indicam que após romper a aliança com a prefeita Ana Cléia, o ex-prefeito Jorge Fair, vem manobrando no propósito de indicar o nome do seu filho, Jorginho, para concorrer à Prefeitura de Ibirataia. Objetivando fortalecer tal pretensão, Jorge Fair busca apoio na vice-prefeita Eurides e no empresário Carote. As conversas estão apenas começando, tudo pode acontecer, inclusive nada.

DespotismoUbatã – O ex vice-prefeito de Ubatã, Wesley Faustino -PDT- mostrou firmeza ao sustentar a sua pré-candidatura ao cargo majoritário do município. Com isto ele segue na contra-mão da vontade do chefe político local, Expedito Rigaud, pai da prefeita Simeia Queiroz e Secretário Municipal de Administração. Rigaud anunciou preferência pelos nomes de Paulo Silva (atual vice-prefeito), Tinho e Diran. Um deles passará pela peneira dos critérios do cacique. Faustino diz que seu nome foi rejeitado, por Expedito ter lhe avaliado como uma candidato independente, que não tem como ser comandado.

Murro na cabeçaMaraú/Ubaitaba – A revelação de que o vereador Reginaldo Bispo dos Santos, o popular “Régis”-PRB- da base da prefeita Gracinha Lemos, teria dado o voto decisivo para a rejeição das contas da gestora de Maraú, pode ter sido o pivô da agressão, física e moral sofrida pelo radialista Jackson Cristiano, Assessor de Comunicação da Prefeitura deste município. O vazamento gerou uma saraivada de criticas ao edil, principalmente no programa “Enfoque Geral”, da Ubatã FM, apresentado pelo radialista “Amarelinho. Supondo que a informação poderia ter partido de Jackson Cristiano (o que este nega veementemente), Regis esperou o momento de encontrá-lo para tomar satisfações. Quando o fatídico encontro aconteceu houve um bate-boca, seguido da agressão: um forte soco na cabeça do radialista. O caso foi parar na policia. Jackson Cristiano disse que o vereador se encontrava em visível estado de embriaguês e também difamou a sua honra, ao dizer que ele, o radialista, seria um “usurpador de Ubaitaba”.

Jogo sujo

Ipiaú – Corre o boato que um político com domicilio em Jequié, está botando o dedo para travar a liberação de recursos referentes a sete emendas parlamentares que beneficiarão o município de Ipiaú, nesta gestão da prefeita Maria das Graças. O dito interferente, segundo o boato, vem agindo, supostamente a pedido do pessoal que comanda um bloco da oposição local e que está assustado com a possibilidade de Maria ampliar o seu prestigio junto à população. Eles entendem que o conjunto das obras será um tiro de misericórdia nas suas pretensões eleitorais. O mesmo expediente foi utilizado quando a prefeita solicitou empréstimo ao Desenbahia.

Bandeira

Ipiaú – A criação de uma nova bandeira do município de Ipiaú vem sendo proposta pelo vereador Lucas do Social -MDB-. Antes de apresentar um Projeto de Lei neste sentido ele quer consultar a população e colher idéias.

Na festa de Flávia

Oceania – Muito concorrido o almoço em homenagem à Flávia Mendonça, na Fazenda Oceania. Além de amigos e aliados tradicionais, a Presidente do PP de Ipiaú, foi prestigiada por antigos militantes da oposição. Alguns destes, a exemplo da professora Ciça Mesquita, discursaram, tecendo elogios à loirona, cujo poder de articulação vem provocando a diáspora das fileiras adversárias.

*A Coluna Na Mira da Política é produzida pelo jornalista José Américo Castro