Ipiaú formalizou adesão ao Plano de Ação Territorial da Cacauicultura/SAF


Foto:: Divulgação

O município de Ipiaú formalizou adesão ao Plano de Ação Territorial da Cacauicultura/SAF, do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), e será contemplado com ações desenvolvimentistas que visam a modernização e o aumento da produtividade das roças de cacau aproveitando os subprodutos. Também foram contemplados, os municípios de Jequié e Jitaúna. A meta é cacau de alta produtividade. Um total de 150 produtores, 50 de cada município, serão beneficiados com o financiamento decorrente do plano.

A adesão aconteceu, em recente solenidade na sede do Sindicato Rural de Jequié, com a presença da Gerente de Desenvolvimento Territorial da Superintendência Estadual do Banco do Nordeste, Marilda Cristina Galindo e do Secretário Executivo da Câmara Setorial do Cacau, Valnei Pestana, além de representantes dos municípios envolvidos, da Ceplac e da Bahiater que são parceiros do Prodeter.

Representando Ipiaú, estava o Secretário Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva. Ele considera que programa chega com a expectativa de aquecer a economia local e estimular a preservação e recomposição de remanescentes da Mata Atlântica, o que se dará através da implantação do Sistema Agroflorestal (SAF), tendo o cacau como a principal cultura. (José Américo Castro/Dircom Prefeitura)