Qual o presente para os 86 anos de Ipiaú?


-Por José Vieira Souza

Com a emancipação em 02/12/1933, nós ganhamos vários presentes. Tais como; decisões administrativas que levaram benefícios aos cidadãos de Ipiaú a não mais se deslocar até Jequié e anteriormente a Camamu para solicitar um simples alvará e outros serviços pertinentes, como também geração de empregos na administração pública, Câmara de vereadores, onde os ipiauenses tiveram a autonomia de criar as leis municipais, criação das secretarias, foi impulsionado o acompanhamento dos serviços de educação, a saúde e em 11/04/1994 a instalação do Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos.

A motivação para a criação de Ipiaú partiu da necessidade de melhoria de serviços básicos como saneamento, escolas, postos de saúde, iluminação pública, energia elétrica. Na área financeira a arrecadação de tributos próprios, bem como sua administração. Nos anos 50 Ipiaú ganhou as instituições como Rotary em 30/11/1952, a Maçonaria, Rio Novo Tênis Clube, Clube Náutico, CEPLAC a Comarca, com a construção do Foro e conseqüentemente a justiça mais perto do povo. Depois da constituição de 1988, os municípios ganharam também a autonomia á legislar sobre outros assuntos locais, como alguns tipos de tributos e questões como saneamento básico, moradia, controle de uso do solo urbano e proteção ao patrimônio histórico cultural.

Com esses fatores explanados acima, ganhamos o crescimento da cidade como um todo. Vieram as estradas vicinais, com a ligação do campo a sede do município, as agências bancárias que vieram facilitar e impulsionar as transações comerciais, bem como financiamentos bancárias para ás atividades diversas, principalmente as agrícolas. E com a importância e crescimento de Ipiaú, veio também a malha viária.

Pois, como é sabido, a BR 330 com pavimentação asfaltada em 1961, que liga a BR 101 a 116, também a BA 120 que liga as cidades de Ipiaú,Ibirataia e Gandu, e a BA 650 que liga Ipiaú a Itagibá, Dário Meira e Boa Nova. A BR 330 corta todo o nosso município, inclusive o centro. Em 1961 na sua pavimentação foi um grande presente, pois, a quantidade de veículos circulando em nosso município era bem pequena, oxalá checava na casa da centena. Mas hoje são milhares, já causando engarrafamentos, inclusive ajudados por aqueles que só transitam por elas, inclusive as grandes carretas denominadas Bi-Trem e Tri-Trem, essas até danificam a cidade, afundando o solo e calçamentos, provocando rachaduras em casas residências, transtornos para os próprios motoristas dessas carretas.

Diversas entidades e políticos de nossa cidade andam preocupado com esses transtornos, já havido solicitações as esferas estaduais e federais e até o momento nem uma solução. E recentemente o Rotary Clube de Ipiaú fez mais um apelo através de uma solicitação através de um dos deputados mais votados em Ipiaú. E o presente que tanto nosso aniversariante gostaria de receber nos seus 86 anos de idade, seria o desvio da BR 030 da sede do município. Pois, iria deixar Feliz CINQUENTA MIL IPIAUENSES.

Ipiaú, 02 de dezembro de 2019 / José Vieira Souza