Coluna na Mira da Política – confira os bastidores de Ipiaú e região


TODOS POR IPIAÚ

Num gesto de elegância, flexibilidade democrática e estratégia política, a prefeita Maria das Graças convidou lideranças que um dia lhe fizeram oposição, para participarem do palanque do Governador Rui Costa, em recente visita deste a Ipiaú. Cleraldo Andrade, Eduardo Pereira Alves (Du), Dr. Leôncio Campos e Vana Leal ( representando Alipinho Oliveira) aceitaram o convite e valorizaram o momento. Com esse gesto a prefeita reedita a saudável política de “todos por Ipiaú”, a qual também é defendida por seus convidados que de tabelinha, em surdina, mandaram um recado, parafraseando a canção de Caetano, àqueles que ainda estão do outro lado: -“Não quero que você fique fera comigo/Quero ser seu amor,quero ser seu amigo./ Quero que tudo saia como um som de Tim Maia,sem grilos de mim. /Sem desespero, sem tédio e sem fim”.

COM DIREITO AO BEIJOAlém de empolgar a multidão o discurso da prefeita Maria das Graças teve o condão de estimular o Governador e a Primeira Dama a se beijarem publicamente. Gilson fotógrafo estava atento e clicou no ato a singular cena do casal apaixonado. Em Ipiaú é assim: rola de tudo.

CLAUDIA FURACÃOUma das mais fervorosas defensoras da prefeita Maria das Graças é a biscateira Maria Claudia dos Santos, 60 anos, natural de Santos -SP- e moradora do Bairro da Invasão. Ela não mede esforços para defender o governo e propalar as vantagens de ter uma mulher no poder. Entre os chamados “pé de palanque”, ninguém agita mais que Claudia. É um verdadeiro furacão. Foi eleitora de Joanito, Miguel Coutinho, José Mendonça e agora tá colada em Maria. Claudia Furacão promete fazer muita zoada, e presepada, na próxima campanha eleitoral.

ADILSON DUARTETudo indica que o Centro de Saúde Municipal a ser instalado no prédio da UPA, receberá o nome do ex-vereador Adilson Duarte. A unidade será equipada pelo município e terá capacidade de atender até 150 pacientes por dia. Sua inauguração está condicionada à aprovação de um pedido de mudança da finalidade, já formulado ao Ministério da Saúde e com respaldo no Decreto Federal nº 7.827/2012.

CAVALO DE TROIAUsado como estratégia pelos gregos para derrotar os troianos, um cavalo de madeira com o interior oco, onde um grupo de guerreiros se escondeu, traz algumas lições importantes. Pensando que tinham recebido um presente dos deuses os troianos levaram o cavalo pra dentro da fortificada cidade e foram surpreendidos com o ataque do inimigo. Troia sucumbiu. Nos tempos atuais, em se tratando de política, é preciso está muito atento. Aceitar adesões em massa, de gente do campo oposto, pode ser um cavalo de Troia, presente de grego. O inimigo, estando mal-intencionado, ficará em condições de implodir que lhe atraiu. Todo cuidado é pouco.

RESPEITAR É PRECISOPor mais que o adversário esteja enfraquecido, ou até mesmo abandonado e isolado, é sempre prudente respeitá-lo. Fênix renascia das próprias cinzas. Em município onde a eleição tende à polarização, como é o caso de Ipiaú, Itagibá e Ibirataia, não se pode subestimar o potencial de lideranças que já estiveram no poder.

ITAGIBÁ“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Diga ao povo que fico”. A frase célebre de dom Pedro II, então príncipe-regente do Brasil, Reino Unido a Portugal e Algarves, pode ser repetida pelo prefeito Gilson Fonseca -DEM-, nesta época da Atantic Nickel. Ele não descarta a possibilidade de disputar mais uma eleição e administrar município de Itagibá pela sexta vez. Na cola de Dr. Gilson está o ex-prefeito Marquinhos -PCdoB-, surfando na onda “Lula Livre” e com muita vontade de voltar. No pairo ainda tem a enfermeira Dalila, com apoio do senador Otto Alencar que vem patrocinando outras pré candidaturas na região.

PT DE IBIRATAIANo último dia 17 de novembro, aconteceu a posse da nova Diretoria Executiva do Partido dos Trabalhadores -PT- em Ibirataia. O militante histórico Ideraldo Lima assumiu a presidência do Diretório Municipal, em substituição à Juciene Bispo dos Santos. Ideraldo retorna à função com o propósito de ampliar o quadro e promover candidaturas para a Câmara Municipal, onde já conta com o vereador Marcos Pina, que concorre à reeleição, e apresentar o nome do empresário Antonio Carlos Cerqueira (Carlos do Pague Leves) para a Prefeitura de Ibirataia. Dentre outros pré candidatos à Câmara, estão os pastores evangélicos Jurandir e Julival , além da agente comunitária de saúde, Indiara Santos de Jesus e Jociane Souza, do Bairro Massaranduba.

PULANDO O MUROO vereador Robson Moreira contou que sempre gostou de política e lembrou que quando era criança costumava pular o muro da escola onde estudava, para ver o, então, governador Antonio Carlos Magalhães, em suas incursões por Ipiaú e cidades vizinhas. Robson também confessou que era inevitável a surra pelas fugas pra ver o ídolo politico. Entendemos que Dona Isabel estava certa ao aplicar o corretivo. Anos depois Robson saiu do DEM, deixou o “carlismo”, e tem futuro promissor entre os progressistas ipiauenses. A consciência democrática tarda, mas não falha.

JUSTA HOMENAGEMO vereador Jô da AABB pretende homenagear o ex-bancário Egildo Barberino, com o nome de uma das ruas de Ipiaú. Egildo foi um cidadão atuante e na política tinha um forte senso critico. Analisava e questionava de forma racional e inteligente.

UBATÃ

Edson Neves pretende empreender uma nova tentativa para retornar à Prefeitura de Ubatã. Ele já teve lá e também exerceu mandato na Assembleia Legislativa. A Câmara de Vereadores, pela maioria dos seus membros, aprovou as contas do ex-prefeito, referentes ao exercício financeiro de 2012, dando assim condições legais para ele pleitear o cargo em 2020, mas é preciso ter força, é preciso ter raça e muita bala na agulha. Acontece que o senador Otto Alencar está encostado em Edson.

PREOCUPAÇÃO NO ROCHAMesmo realizando uma excelente administração, fundamentada na austeridade e zelo com o erário público, o prefeito de Barra do Rocha, Luis Sérgio Alves de Souza (Professor Léo) -PSB- parece que não vem convencendo o eleitorado local quanto à sua reeleição. O nome do médico José Luis, o popular “Dr. Lisco”, filho da ex-prefeita Vera Lucia Ramos Costa, começa a ganhar força nas hostes oposicionistas e preocupa os bastidores do poder.

PODEROSASO diretor do Hospital Geral de Ipiaú realizou uma grande festa para comemorar os 38 anos de existência da unidade. Muitas autoridades foram prestigiar o evento, embora a ausência do Governador Rui Costa, tenha frustrado expectativas, sem, contudo, tirar o brilho do momento. Alex parecia em êxtase pela boa colheita dos seus praticados. O olhar clínico de um fotógrafo atento lhe flagrou entres as poderosas Aline Peixoto e Flávia Mendonça.

REJEITADO NO TCM, MAS APROVADO NA CÂMARA

O prefeito de Dário Meira, Willian de Alemão, mesmo com as contas referente ao exercício de 2017 rejeitadas pelo TCM, por uma série de irregularidades apontadas pelo tribunal, a maioria na Câmara Municipal decidiu em sessão tumultuada na noite da última terça-feira (10) aprovar as referidas contas do gestor municipal. Seis votaram a favor da aprovação, dois contra e um se absteve. A decisão causou alvoroço na sessão que era acompanhada pelo atual prefeito, que possivelmente deve disputar a reeleição e encarar o ex-gestor Caetano.

PIGMEUS ELEITORAIS

O colunista Levi Vasconcelos analisa que os pequenos partidos, que até 2016 se cacifavam nos embates eleitorais com dinheiro de fundo partidário e tempo de rádio e TV, agora são os sem quase nada. Se antes podiam negociar, não raro, até mesmo vendendo (literalmente) o tempo de TV, agora só têm o único trunfo: juntar gente para tentar eleger um, pagando a conta do próprio bolso. Agregue-se a isso o fato de que neste ano coligações nas eleições proporcionais são proibidas, é cada um por si. A questão: como seduzir os pequenos, já que eles não querem estrelas no time deles, apenas pigmeus eleitorais?

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro