Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Ibirataia


Os novos conselheiros tutelares de Ibirataia tomaram posse na noite desta quinta-feira (10), em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Vereadores. São 05 pessoas da sociedade, que foram eleitas em 6 de outubro de 2019 e atuarão na proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes do município, entre 2020 e 2024. Eles começam a trabalhar na próxima segunda-feira (13), na sede do Conselho Tutelar.

O trabalho dos conselheiros é atender, acompanhar, fiscalizar e agir em situações em que os direitos de crianças e adolescentes estão sendo ameaçados ou violados — seja pela sociedade ou pelo Estado (como na falta de vagas em escolas ou tratamentos em hospitais), pela família ou pelo responsável (em casos de violência, abuso ou negligência), ou em razão de sua própria conduta (quando trata-se de um jovem infrator ou de usuários de drogas ou álcool). Os direitos são previstos de acordo com o estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

APOIO DA PREFEITURAA Prefeita Ana Cléia, que se fez presente na cerimônia, parabenizou os novos conselheiros durante a posse e destacou a atuação da entidade: “O trabalho de vocês é de extrema importância. Ibirataia é uma cidade que tem um olhar especial para nossas crianças e adolescentes e eu, estou à disposição para colaborar com os serviços. Informo que, com muita dedicação, conseguimos através de emenda parlamentar, o “Kit Conselho”, que é composto por um carro, cinco computadores, uma impressora, um bebedouro e uma geladeira, que ficarão à disposição de vocês.
Na ocasião, foi feito o juramento e a diplomação, onde além dos representantes da sociedade civil, participaram o Presidente do Conselho Tutelar, Manoel Sula, o Suboficial da Marinha do Brasil, Gilvan Barbosa, o Presidente da Câmara, Chafick Luedy, a Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Rossana Fair, o Vereador Juca Muniz e a Secretária de Desenvolvimento Social, Tássia Santos. (ASCOM / Prefeitura de Ibirataia)