Creas do município de Ipiaú destaca importantes serviços oferecidos à comunidade


Funcionando em moderna instalação ao lado da Prefeitura Municipal, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social ( CREAS) de Ipiaú, continua oferecendo bons serviços de proteção e atendimento especializado a famílias e indivíduos, através de uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogo, advogado, motorista e um carro, além de outros profissionais.A coordenação dos trabalhos está a cargo da administradora Anita Grimaldi Batista, com a supervisão da secretária de Ação Social do Município, Nena Costa. O serviço se articula com as diversas políticas públicas através de uma rede de serviços e com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, no objetivo de prestar orientações e acompanhamento direcionados para a superação de violação de direitos da vítima. Nesta rede estão: Conselho Tutelar, Poder Judiciário, o Ministério Público, a Fundação ACM, as secretarias de Educação e Saúde, duas unidades locais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e a Ronda Maria da Penha, voltada ao atendimento de mulheres que já tem a medida protetiva.

USUÁRIOS
Dezenas de pessoas são atendidas neste órgão. A coordenadora Anita Grimaldi cita que os usuários do CREAS são famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; situação de rua; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; e outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.

IMPORTÂNCIA DA PARCERIA
A secretária Nena Costa, da Ação Social, salienta como “de grande importância” o trabalho em parceria, com os diversos órgãos da rede, no sentido de superar a violação de direitos das vitimas. Ele participa ativamente das reuniões e marca presença em todas as ações. Por sua vez a prefeita Maria das Graças tem dado total apoio no sentido de que os programamos aconteçam com o êxito desejado. Foi grande o seu empenho para que o órgão ganhasse as novas instalações assim como um veículo para melhor servir.( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).