Voos regulares do aeródromo de Jequié devem começar no 2º semestre deste ano


Anac autorizou a empresa Abaetê a operar em novas rotas.

Os voos regulares em novas rotas no interior da Bahia, aprovados pela Anac, inclusive para Jequié, devem começar no início do segundo semestre deste ano, informa o secretário de turismo da Bahia, Fausto Franco. A Abaeté Aerotaxi foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a operar voos regulares, com venda individualizada de assentos em aeronaves com até 19 lugares. A lista de destinos ainda não foi divulgada pela empresa, mas o diretor de operações da companhia, Tiago Tosto, adianta que destinos muito procurados por turistas fazem parte da relação. “O apoio da Setur foi muito importante para que nosso projeto de voltar a ter voos regulares fosse aprovado. Iremos atender locais como Morro de São Paulo e Boipeba, bem como as cidades de Jequié, Irecê e Bom Jesus da Lapa. Pretendemos também abrir pistas de pouso em alguns municípios que ainda não têm condições de receber aeronaves”, relata.

O titular da Setur, Fausto Franco, acredita que a ampliação da malha aérea no território tem reflexos no desenvolvimento da economia local. “Conectividade é algo indispensável para se fazer turismo, ainda mais na Bahia, que é um estado com dimensões territoriais maiores que as de muitos países. A possibilidade de fazer novos voos regionais culmina no fortalecimento da economia como um todo e também do turismo, um dos grandes pilares do estado”, avalia.

A Abaeté está há mais de 40 anos no mercado de fretamento de aeronaves de pequeno porte na Bahia e passará a se chamar Abaeté Brazilian Airlines. A aeronave que faz parte do projeto e irá fazer, inicialmente, os voos regulares é do modelo Caravan, que chega a 280 quilômetros por hora e tem capacidade para nove passageiros.