Dica Oral Center


É uma técnica bastante utilizada na Odontopediatria para “selar” as superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares (dentes posteriores), protegendo assim as superfícies e sulcos retentivos dos dentes com materiais resinosos ou ionoméricos, esse tipo de material podem ser brancos, ou transparentes, com isso não atrapalha a estética. E o melhor, SEM DOR E DESCONFORTO!!!

Mas para que servem realmente os selantes?
Eles tem o objetivo de impedir o acúmulo de placa bacteriana, restos alimentares, protegem os dentes das bactérias que contribuem para a formação de cárie dentária, e ajudam a facilitar a higiene dos dentes (uma vez que a maioria das crianças não tem coordenação motora e nem entendem a importância de uma escovação mais demorada na parte posterior, principalmente por possuir superfícies retentivas à placa bacteriana).

Todas as crianças tem indicação para o uso do selante?
Primeiro, tem-se que avaliar a atividade de cárie da criança, a anatomia dos dentes, padrão de higiene, qualidade e frequência de ingestão de alimentos. Porém, um bom exame clínico é essencial para indicação.

Qual melhor fase para aplicar o selante?
Os selantes podem ser utilizados na dentição decídua (dentes de leite) ou na mista quando há presença de unidades dentárias decíduas e permanentes.

Na maioria das vezes, o selante é aplicado logo após a erupção do dente, normalmente entre seis e doze anos. Contudo, o selante tem indicação restrita para alguns adultos.

Clínica Odontológica Oral Center
R. Floriano Peixoto, 65 – Centro, Ipiaú
www.oralcenteripiau.com.br