Atenção Básica de Ibirataia realizou mais de 15 mil atendimentos médicos e de enfermagem em 2019


Foto: Divulgação/Dircom

No primeiro e segundo quadrimestre de 2019, a Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde Ibirataia, prestou 15.562 atendimentos médicos e de enfermagem à população do município. Ibirataia tem 07 Equipes de Saúde da Família ,distribuídas em 07 Unidades Básicas de Saúde, que juntas realizaram 53.719 procedimentos de enfermagem, dentre eles, coletas de exames laboratoriais, administração de medicamentos, curativos, trocas de sonda , visitas domiciliares por profissionais de nível superior (médico e enfermeiro), dentre outras ações.

O município possui cobertura total de atenção básica, organizada, a fim de facilitar o processo de gestão das equipes. Atualmente, boa parte do orçamento municipal é gasto com saúde. Tendo como objetivo orientar sobre a prevenção de doenças, a atenção básica também soluciona os possíveis casos de agravos e direciona os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade.

Funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos. No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, sendo um deles a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por exemplo. (ASCOM / Prefeitura de Ibirataia)