Dica Oral Center


Retração gengival tem tratamento? A resposta é SIM!

A principal função da gengiva é proteger a raiz dentária do meio externo. A retração ou recessão gengival é o que acontece quando os tecidos da gengiva diminuem em relação ao dente, o que deixa uma porção radicular exposta (descoberta ou desprotegida) no meio bucal.

Pode ser causada por:

 Força excessiva na escovação ou mesmo durante o uso do fio dental;
 Fatores de ordem genética/características próprias da anatomia gengival;
 Mordida incorreta, ou seja, falta de alinhamento dos dentes (maloclusões dentárias);
 Bruxismo ou “ranger dentes”;
 Traumas no tecido gengival como exemplo hábitos deletérios como uso de palitos e outros objetos que podem ferir a gengiva;
 Condição Periodontal (mais comum é a periodontite).

A exposição exagerada da raiz dos dentes pode causar desde dor à escovação e ao ingerir alimentos gelados e cítricos, sensibilidade dentária, comprometimento estético e funcional o que põe em risco, muitas vezes, a viabilidade da manutenção dos dentes (permanência do dente na boca).

Dependendo do motivo que levou à essa mudança na posição da gengiva e consequentemente à exposição radicular, alguns tratamentos cirúrgicos podem resolver esta alteração. O tratamento ideal é dependente da causa da recessão. A Cirurgia Plástica Periodontal ou Enxerto Gengival são procedimentos bastante previsíveis quando bem indicados e executados. Palavra do Especialista Dr. Thiago Miranda.

Clínica Odontológica Oral Center
R. Floriano Peixoto, 65 – Centro, Ipiaú
www.oralcenteripiau.com.br