Ipiaú: Chove forte novamente e cidade registra alagamentos e enxurradas


ACM alagado (Foto: Redes Sociais)

Novamente voltou a chover forte em Ipiaú e na região sul da Bahia. Por volta do meio-dia dessa quinta-feira (12), um grande volume de chuva provocou pontos de alagamentos em diversas áreas da cidade, além de enxurradas. O bairro Antônio Carlos Magalhães (ACM), novamente teve a avenida principal alagada. Um morador improvisou uma canoa para se locomover. “Toda vez que chove forte aqui fica assim. Isso já tem muitos anos e ninguém faz nada para melhorar. Ficamos à mercê da sorte”, comentou uma moradora.

Outra parte da cidade bastante afetada foi a área ao entorno da “Cascalheira”. Em um vídeo que circula nas redes sociais, um morador registra a enxurrada no local e uma casa que foi invadida pela água. Há registro de alagamentos também no bairro Constância, Santa Rita, Irmã Dulce, Rua do Honório e outras localidades. Desde a quinta-feira (5) da semana passada já choveu na região mais de 200mm. A previsão é que o tempo permaneça chuvoso até o próximo domingo (15).

Bairro Euclides Neto.

Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de Ipiaú informou que continua adotando uma série de medidas para reverter os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. As ações, segundo a nota, envolvem diversas secretarias, que atuam para acompanhar áreas de risco, remover entulhos, fazer a manutenção de vias públicas e estradas, desentupir esgotos, bocas de lobo e bueiros, desobstruir passagens interrompidas por deslizamento de terras e prestar assistência às famílias carentes, além de outros procedimentos necessários. Algumas famílias estão desalojadas e por ora estão abrigadas no Galpão Cultural. (Giro Ipiaú)