Prefeitura de Ipiaú prossegue no trabalho de reverter prejuízos causados pelas chuvas


Nota da Dircom/PMI

A Prefeitura de Ipiaú continua adotando uma série de medidas para reverter os prejuízos causados pelas chuvas dos últimos dias. As ações envolvem diversas secretarias, que atuam para acompanhar áreas de risco, remover entulhos, fazer a manutenção de vias públicas e estradas, desentupir esgotos, bocas de lobo e bueiros, desobstruir passagens interrompidas por deslizamento de terras e prestar assistência às famílias carentes, além de outros procedimentos necessários.Algumas famílias desabrigadas em função do temporal estão alojadas no Galpão Cultural, na Praça Salvador da Matta, recebendo o apoio da Secretaria de Ação Social, a exemplo de acompanhamento, cobertores, colchões, água potável, kit higiênico e alimentação (café da manhã, almoço e janta). Muitas cidades baianas foram atingidas pelas fortes chuvas e sofreram transtornos semelhantes aos registrados em Ipiaú. As medidas preventivas adotadas periodicamente pela Prefeitura não surtem o efeito desejado se a população deixar de colaborar.“A primeira atitude é não jogar lixo nas ruas e em terrenos baldios, pois os resíduos entopem os bueiros e se acumulam nas galerias subterrâneas para onde escoa a água da chuva, reduzindo sua vazão e causando inundações. Materiais plásticos, como garrafas PET e sacos, são os maiores vilões, pois levam anos para se decompor e criam uma espécie de barreira para o fluxo de água”, observou um cidadão atento e consciente da educação ambiental.

A educação ambiental é fundamental para evitar transtornos ocasionado pelas intempéries. População e Prefeitura, independente de situações políticas, devem estabelecer constante parceria pelo bem comum. Aterros de lagoas não são recomendados sem um estudo prévio.

A prefeita Maria das Graças tem buscado viabilizar recursos que serão utilizados na recuperação dos estragos. Ela reiterou que o município continua trabalhando para manter a cidade funcionando em todos os seus aspectos e continua em estado de alerta para qualquer emergência.

O índice pluviométrico acumulado em Ipiaú nos últimos dias foi superior aos 140mm. Pavimentações foram danificadas, ruas e casas alagadas, muros caíram, barrancos deslizaram, enfim muitos transtornos que estão sendo reparados pela Prefeitura. ( José Américo Castro/Dircom Prefeitura de Ipiaú).