Tromba d´água deixa centenas de famílias desabrigadas em Dário Meira


Fotos: Giro Ipiaú

A manhã desse domingo, 12 de abril, aniversário do município de Dário Meira, o dia não foi de comemoração, mas de tristeza e perdas materiais. Está sendo dia de contabilizar os prejuízos e transtornos causados pela invasão súbita de água em grande parte da cidade na noite de sábado (ver aqui).

O GIRO esteve na cidade, na manhã desse domingo, e acompanhou o drama sofrido por moradores, principalmente os das áreas mais periféricas, locais que registram maior número de moradores afetados. Na noite anterior faltou energia elétrica, e sem sinal de internet e telefonia móvel, os moradores ficaram incomunicáveis até a madrugada de domingo, quando a energia foi restabelecida.

O prefeito Willian de Alemão, usou as redes sociais e fez um pronunciamento à população.”Tivemos uma tromba d´água que pegou nossa população toda de surpresa. Infelizmente, centenas de famílias perderam tudo, absolutamente tudo. Aviso a essas famílias o seguinte: que o mais importante é a vida e nosso povo é guerreiro e iremos atravessar mais essa batalha”, comentou. O gestor ainda acrescenta que as equipes das secretarias do Social e Infraestrutura estão visitando os bairros atingidos. Colégios da rede municipal foram disponibilizados para abrigar as famílias, mas a maioria preferiu permanecer em suas residências ou na casa de parentes. A prefeitura tem disponibilizado alimentação para os desabrigados, segundo informou um morador.Segundo os moradores ouvidos por nossa reportagem, a chuva na região de Dário Meira teve início no final da tarde de sábado e se estendeu pela noite, no entanto, a chegada do alto volume de água em um dos riachos que corta a cidade foi o que contribuiu para o alagamento de ruas e casas, por volta das 19h. Em algumas residências a água subiu cerca de dois metros. Alguns acreditam que a invasão da água foi provocada por uma tromba d´água, outros atribuem ao rompimento de uma represa e outros moradores a uma obra realizada pela empresa responsável pelos serviços de pavimentação asfáltica da BA-650. Veja mais fotos dos estragos causados na cidade.