Covid-19: Técnicos da Sesab estão em Ipiaú para agilizar funcionamento da UPA


Upa de Ipiaú atenderá pacientes com suspeitas de covid-19.

Em entrevista concedida a uma emissora de rádio da cidade, a prefeita Maria das Graças anunciou que técnicos da Secretaria Estadual de Saúde ( SESAB) se encontram em Ipiaú, desde o último domingo, 12, com o objetivo de aparelhar o prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o atendimento a pacientes com casos suspeitos de Covid-19.

Na unidade, que funcionará como centro de triagem, serão instalados respiradores artificiais, monitores, aspiradores, longarinas e aparelhos de ar condicionado, além de leitos, sendo dois semi-intensivos, e demais equipamentos necessários ao trabalho dos profissionais de saúde.

Dentre outros procedimentos que serão realizados na unidade constam consultas de enfermagem para acolhimento dos pacientes, consultas médicas, leitos de clinica médica para adultos e crianças, exames de imagem, eco cardiograma, serviço social e setor de coleta para exames laboratoriais.

Na entrevista, a prefeita agradeceu o empenho dos profissionais de saúde e demais servidores do município envolvidos na luta contra a pandemia, e voltou a pedir à população que atenda as orientações da Secretaria de Saúde e cumpram as determinações das autoridades.

“Faço um apelo a população para redobrar os cuidados. Infelizmente muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade e a importância do isolamento social. Quem precisar sair use máscara. Sejam fiscais e cobrem de quem não esteja obedecendo. Nossa responsabilidade é com a vida de todos ”, acrescentou a gestora.

Nesta terça-feira (14), o governo do estado publicou, a contratação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) para a gestão e operacionalização da Unidade. A empresa que fará a gestão do Pronto Atendimento foi contratada por 180 dias e por R$ 1,92 milhão. (Giro/José Américo Castro)