Rui Costa diz que pode decretar lockdown para Ipiaú


Foto: GIro Ipiaú

O governador Rui Costa afirmou nesta quinta-feira, 7, que a cidade de Ipiaú pode sofrer lockdown (bloqueio total) nos próximos dias por causa do rápido aumento de casos de coronavírus na cidade. De acordo com Rui, Ipiaú é, atualmente, um dos municípios do interior que mais preocupa o governo estadual em função da velocidade no crescimento de contaminados, assim como Ilhéus e Itabuna.

Com 121 casos confirmados, segundo o último boletim da Secretaria de Saúde do município, Ipiaú tem a maior taxa de incidência do estado. O coeficiente, que calcula a quantidade de contaminações atestadas por um milhão de habitantes, é de 1.983,74. Duas mortes pela doença foram confirmadas na cidade. “Há um crescimento muito acelerado. É uma cidade que podemos tomar uma medida mais rígida de fechamento”, confirmou o governador, em entrevista a rádios do sudoeste baiano.

Lockdown

“Lockdown” é uma expressão em inglês que, na tradução literal, significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Cada país ou região define de que forma este fechamento será feito e quais são os serviços considerados essenciais, que continuam funcionando. Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.