Conselho Tutelar de Ipiaú destaca o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Foto: Divulgação

Esse ano, em especial, devido ao isolamento social, ficar em casa pode ser propício para o aumento da violência doméstica como um todo. Porém, é preciso garantir o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes de forma segura e protegida. Aí entra em ação o trabalho dos conselheiros tutelares de Ipiaú que vem alertando a comunidade, destacando o tema em redes sociais com vídeos e postagens preventivas.

– Esquecer é permitir, lembrar é combater! “Faça Bonito! Proteja Nossas Crianças e Adolescentes Contra o Abuso e a Exploração Sexual -, assim vem trabalhando o Conselho Tutelar do Município. Em caso de suspeita ou dúvida, a comunidade pode manter contato com os conselheiros através do telefone 35315574 ou Disque 100.  A denúncia ficará no anonimato.

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.