Prefeito de Apuarema interdita BA-549 para isolar cidade após 1º caso de coronavírus


O município de Apuarema registrou nesta quinta-feira (21) o seu primeiro caso de covid-19. A paciente infectada é uma profissional de saúde que trabalha no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié. Uma medida tomada pelo prefeito para evitar a disseminação do novo coronavírus no município tem sido duramente criticada nas redes sociais. O gestor autorizou que fosse feita uma vala em um trecho da BA-549 que liga áreas da zonas rurais dos municípios de Jitaúna, Ipiaú e Jequié à cidade de Apuarema. Prepostos da prefeitura realizaram na tarde dessa quinta-feira (21) a derrubada de árvores e a escavação do terreno.

A medida do gestor tem sido criticada nas redes sociais por parte dos moradores da cidade e de municípios vizinhos. Na página da Ascom Apuarema, no Facebook, a maioria mostra ser contra a decisão. “Não entendo muito sobre as leis, mas gostaria de saber se um prefeito tem autoridade pra interditar uma BA? E ainda por cima derrubar árvores?”, diz um dos seguidores.

Uma seguidora da página escreveu: “O que o prefeito está fazendo não é uma forma de prevenção, nem de combate ao covid-19 e sim isolamento de pessoas, principalmente da zona rural. No momento que ele interditou as vias públicas ele está impedido o direito de ir e vim das pessoas, direito esse conquistado há anos. Tem que sim haver prevenção, mas não impedimento do ir e vim das pessoas”.

Outro questiona: “E quem entrega mercadoria vai faz como? porque insolamento social certo,agora fecha Uma estrada, e impedir de trabalhadores essenciais transitar, não é o correto, ou tem alguma outra forma de mercadoria que passa nessa estrada chega ao seu destino?”.

Ao GIRO, o prefeito Raival Pinheiro de Oliveira confirmou a informação e disse que foi com pesar que tomou essa decisão. Ele acrescentou que nesta sexta-feira serão fechadas também as estradas vicinais na divisa com o município de Itamari e nas regiões do Riachão para Jequié, do Guigó para Jequié e da Marcela para Jequié. Outras saídas e entradas da cidade possuem barreiras sanitárias. Raival disse que a decisão de interditar a rodovia estadual “é necessária para fazer o isolamento total da cidade no momento”. Moradores dos distritos de Córrego de Pedras (Ipiaú), Itaibó (Jequié) são os mais prejudicados com a decisão do gestor do município de Apuarema. (Giro Ipiaú)