Ipiaú terá antecipação de feriados na semana de reabertura do comércio


Foto: Giro Ipiaú

O governador Rui Costa (PT) confirmou nesta sexta-feira (22) que Salvador e mais oito municípios da Bahia, entre eles Ipiaú, entrarão em regime de suspensão de todas as atividades não essenciais para contenção da disseminação do novo coronavírus entre a próxima segunda (25) e sexta-feira (29). A medida é parte da antecipação de feriados estaduais e municipais, exemplo do que aconteceu com São Paulo.

Entre quinta (28) e sexta (29), governo e prefeituras municipais assinarão decretos conjuntos de interrupção das atividades não essenciais, para que toda a semana seja contemplada, assim como os finais de semana, quando os índices de isolamento social são tradicionalmente maiores.

Além de Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Candeias, Lauro de Freitas, Ipiaú e Camaçari também passarão pelo processo, todos com mais de 100 casos confirmados. A antecipação de feriados não será comum a todos municípios do estado, e quando não houver feriados municipais, haverá um decreto estadual para suspender atividades não essenciais. Serviços bancários não estarão suspensos na quinta e sexta.

A prefeitura municipal de Ipiaú ainda não se pronunciou sobre a proposta do governador. Na tarde de quinta-feira, 21, a prefeita Maria das Graças assinou um decreto que determina para segunda-feira (25) a reabertura gradual dos estabelecimentos que vem cumprindo as restrições desde o dia 22 de março. Para a maioria dos comerciantes locais, a decisão do governador Rui Costa não foi bem aceita.