Na Mira da Política – por José Américo Castro


FRENTE POPULAR EM IBIRATAIAA proposta de renovação na política de Ibirataia ganha força com a formação da Frente Popular, organização que aglutina lideranças de sete agremiações partidárias e pretende definir uma candidatura para fazer enfrentamento aos grupos que ao longo das últimas três décadas vem se revezando no poder executivo local. A Frente Popular conta com cidadãos que comprovadamente prestam relevantes serviços ao município, alguns deles com histórico de boas atuações nos poderes Legislativo e Executivo, outras destacando-se no ramo empresarial, todos com uma vontade enorme de contribuir para o crescimento da cidade e o bem estar da comunidade.

A ideia é definir nomes que formarão a chapa majoritária (candidatos a prefeito e vice-prefeito), enquanto os demais ficam no compromisso de apoiá-los para manter a coesão do movimento, em cuja vanguarda se encontram: Carlos do Pegue Leves -PT-, Caio Pina -PSB-, Luciano Guimarães -PSL-, Carlos Bonfim (o popular “Bonfim da Banca”) -PSL-, Luis Machado -PDT-, Carlito Ferreira -PCdoB- e Carote da Farmácia-.PSDB-.

PROPOSTAS
Dentre as propostas da Frente Popular constam incentivos para a instalação de empresas industriais, diversificação na agriculturas e outras alternativas de geração de emprego e renda que impulsionem o município a se converter em um pólo de prosperidade nos seus diversos aspectos. Nessa linha de pensamento também consta o fortalecimento da democracia e uma serie de outros avanços.

ROMPIMENTO EM BARRA DO ROCHAO ex-prefeito Jônatas Ventura protocolou, nesta quinta-feira (28), pedido de exoneração do cargo de Secretário de Governo da Prefeitura de Barra do Rocha. A informação é do site Ubatã Notícias. Conforme publicação do portal, a saída do ex-gestor representa uma grande perda para a gestão do prefeito Professor Léo. Jônatas é uma das principais, senão a maior liderança política do município e goza de prestígio junto a lideranças políticas, setores importantes da sociedade e também de toda a comunidade.  Veja mais...

A RESPOSTA DO TEMPOO coronavírus assanhou a oposição em Ipiaú e demais municípios brasileiros. A militância dos contrários aproveita a pandemia para distorcer o que vem sendo realizado com sucesso e racionalidade, à luz da ciência e da prudência. No caso de Ipiaú, alguns setores oposicionistas, insistem em querer minar o bom entrosamento entre a gestão municipal e o Governo Estadual. Chegam ao absurdo de dizer que os sucessivos decretos em defesa da saúde pública não ganham repercussão para o conhecimento da população. Todos sabem que as medidas são amplamente divulgadas nos meios de comunicação da cidade.

FIRMEZAA prefeita Maria das Graças não tem se abalado com as picuinhas. Maria vem se mostrando firme na árdua luta de preservar vidas. Defende o isolamento social, mas compreende a necessidade de uma abertura gradual e responsável no comercio. O alinhamento com o governador Rui Costa só não é salutar para aqueles que torcem pelo caos. O tempo, senhor da razão, mostrará que Maria vem agindo de acordo com a necessidade do momento e que sua liderança não será abalada pelos profetas do apocalipse. Sua consciência estará tranquila de ter praticado ações que salvaram muitas vidas”.

NA DELEO ex-prefeito Deraldino Araújo-DEM- continua em ação silenciosa, costurando na surdina, aproveitando dos recursos virtuais para dizer que está presente. Alguns canais das redes sociais têm divulgado suas realizações pretéritas e pretensões futuras. Muitos asseguram que será ele o principal candidato da oposição nas eleições pós pandemia.

PRESENCIALDepois de muita resistência por parte da bancada majoritária que garante a sustentação do governo municipal, a Mesa Diretora da Câmara de Ipiaú conseguiu que as sessões acontecessem no salão do plenário da casa que se apresenta com aspecto renovado bem parecido com o salão do plenário da Câmara de Jequié. Mascarados e respeitando o distanciamento indicado pelas normas sanitárias, os vereadores prosseguem com os debates e argumentações. A pandemia ainda não permitiu a presença do público.

CARLOS DA LINKSO comerciante Antonio Carlos Espírito Santo, mais conhecido como “Carlos da Links”, é pré-candidato a prefeito de Ipiaú pelo Cidadania, partido político que já foi denominado de PPS. Dentre os postulantes a uma vaga na Câmara Municipal pela agremiação está o jornalista Vicente Andrade.

NA LINHA DE MOURÃOO ipiauense Ewerton Almeida (Tom Legal) pré-candidato a prefeito de Jequié e ex- deputado estadual tende a ingressar no PRTB do General Mourão, atual Vice-Presidente da República. Também estão com essa intenção o prefeito de Vitoria da Conquista Herzem Gusmão, Rodrigo Hagge, Colbert Martins, João Santana, que disputou o governo da Bahia em 2018, além de Jorge Viana, pré-candidato à prefeitura de Ilhéu e Genebaldo Correia, ex-deputado federal.

UBAITABAO caldeirão da sucessão eleitoral em Ubaitaba começa a ferver. Além da prefeita Sueli Carneiro ( Suka) -PSB- possível candidata à reeleição, o ex-prefeito Bêda Almeida-PMDB-, o médico Albert Correia -PL- e Paulo Bidú -PP-, buscam chegar à Prefeitura. Para entrar na disputa, pelo seu quarto mandato, Bêda precisa contornar empecilhos junto ao Tribunal de Contas dos Municípios. Ele conseguiu uma liminar em relação as contas de 2014 e a Câmara está segurando as suas contas em relação ao exercício de 2015, que também foram reprovadas. Na impossibilidade de Bêda, Paulo Bidú -PP- entra com força na vanguarda vermelha. O médico Albert Corrêa, 32 anos, pretende ser a grande alternativa da política na cidade das canoas. Ele quer quebrar a bipolarização de grupos que se revezam no poder e inaugurar um novo tempo na localidade.

PDC DE IBIRATAIAPartido Democracia Cristã lançou o nome de Preslei Borges a pré-candidato a prefeito de Ibirataia. Preslei, juntamente com o novo diretório municipal do DC-27 entende que é necessário otimizar recursos e limitar gastos desnecessários. Por isso pretende oportunizar Ibirataia com uma nova ação como forma de engajar e encorajar o povo a conhecer e reconhecer a sua importância, especificamente nesse âmbito político. Vale ressaltar que o diretório já está a todo vapor na construção do plano de governo para a possível aplicabilidade 2021-2024.

CONTAMINADOS
O agente comunitário de Saúde e ex-vereador Daí passou um zap para o programa do radialista Naciel Ramos dizendo que tem visto muita gente com covid-19 caminhando pelas ruas de Ipiaú. Na condição de cidadão e ACS cabe a ele denunciar o fato na Secretaria Municipal de Saúde e indicar os nomes dessas pessoas, para o bem da comunidade.

GONGOGiCom dois mandatos na Câmara Municipal de Gongogi e igual número na condição de presidente da casa, o vereador Adriano Mendonça -PSD- pretende chegar à chefia do Poder Executivo local. Para isso ele conta com o aval do senador Otto Alencar, e o apoio de fortes lideranças locais, inclusive três dos seus colegas do Poder Legislativo.

DÁRIO MEIRAEde da Padaria, pré-candidato a prefeito de Dário Meira vem estabelecendo contato com o deputado federal Pastor Sargento Isidório e o seu filho, o deputado estadual, Pastor Isidório Filho, ambos do AVANTE, com o objetivo de fortalecer a nova tendência política nesta cidade. *Coluna produzida por José Américo Castro