Comércio de Ipiaú reabre com o desafio de permanecer funcionando em meio a pandemia


Foto: Giro Ipiaú

Nessa segunda-feira, 1º de junho, após 71 dias fechado, o comércio de Ipiaú retorna às atividades, mesmo que sob uma série de restrições estabelecidas após reuniões entre representantes da prefeitura e comerciantes (ver aqui). Durante esse período, alguns estabelecimentos não resistiram e fecharam as portas. O índice de desemprego e os prejuízos financeiros causados pela pandemia do coronavírus ainda é desconhecido.

Quando a gestão municipal definiu a suspensão das atividades dos estabelecimentos considerados não essenciais, em 22 de março, a cidade ainda não tinha nenhum caso confirmado de covid-19. Hoje, o município, conforme boletim divulgado neste domingo (31 de maio), tem 229 casos do novo coronavírus e 06 óbitos decorrentes da enfermidade.

Com a autorização para reabertura gradual, o comércio de Ipiaú tem o grande desafio de permanecer funcionando durante a pandemia. Muitos municípios que reabriram a economia nesse período tiveram que voltar atrás da decisão e novamente determinar a sua suspensão, devido o aumento no número de casos, a exemplo de Feira de Santana e Jequié.

Em entrevistas nas emissoras de rádio, a prefeita Maria das Graças vem pedindo o empenho de todos para cumprirem as medidas que visam combater a disseminação do coronavírus e com isso a economia local seguir rumo a recuperação e preservando vidas. (Giro Ipiaú)