Secretaria de Ipiaú confirma 289 casos de covid-19; já a Sesab aponta para 329 infectados


O boletim epidemiológico do município de Ipiaú, divulgado na noite dessa sexta-feira (05), confirma mais 14 casos de covid-19, elevando o total de infectados para 289, dentre estes, 174 estão recuperados e 7 evoluíram para o óbito. O número infectados ativos é de 108, desses, 104 estão em isolamento social e 04 internados. Ainda conforme o boletim municipal, os 14 novos pacientes são 02 idosos,10 adultos jovens e 02 menores de idade. Todos estão estáveis e em isolamento domiciliar.

Boletim da Sesab aponta 329 casos

Já o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (ver aqui) mostra Ipiaú com 329 casos confirmados de covid-19 (172 laboratorial, 64 clínico epidemiológico e 93 por testes rápidos). Questionada por nossa reportagem sobre qual dos boletins estava errado, a secretária de Saúde de Ipiaú, Laryssa Dias, disse que estava apurando e que já tinha notificado a Sesab.

A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde informou ao GIRO que os dados do boletim são baseados no sistema do Ministério da Saúde. A diferença de números entre os boletins epidemiológicos dos municípios e o estadual tem sido comum, no entanto, o registro da Sesab sempre é inferior a quantidade de infectados anunciada pelos municípios. (Giro Ipiaú)