Covid-19: Ipiaú já testou mais de 10% da população


No total foram aplicados 5000 testes (Foto: Reprodução)

Em um momento em que a pandemia do novo coronavírus continua vigente no Brasil e no mundo, é imprescindível a realização de testes em massa para conhecimento do verdadeiro número de infectados. Com a testagem é possível não só ter um número real de casos, mas também saber como eles estão distribuídos. Outro ponto importante é ainda rastrear e testar os contatos diretos da pessoa positiva para covid, por exemplo, quem mora no mesmo domicílio, diminuindo assim a chance de disseminação do vírus.

A Secretária de Saúde, Laryssa Dias pede para que as pessoas que estejam sentindo sintomas da doença entrem em contato através do Disque Covid ou procurem uma Unidade Básica de Saúde, onde terá um local reservado para atendimento e agendamento do teste. Ela ainda destaca que são testados profissionais de saúde, segurança, imprensa, assistência social, crianças e idosos que residem em abrigos e pacientes que fazem hemodiálise.

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Saúde, já efetuou a testagem em mais de 10% da população, um total de 5000 testes alcançado nessa sexta-feira, 26/06. A média é a maior da região, e por conta desse alto número está sendo possível propor medidas para prevenção e prognóstico da infecção.

O médico Ricardo Vieira – diretor do Hospital e Clínica São Roque, destacou que “a quantidade de testes que Ipiaú está fazendo é 79 vezes maior do que a média no Brasil. A realidade do Brasil é subnotificação e a realidade de Ipiaú é notificação correta”, assegurou o médico. (Hanna Rocha/Prefeitura de Ipiaú/Dircom)