Coluna Na Mira da Política – por José Américo Castro


CANDIDATURA EM ANÁLISE E COM TENDÊNCIA DE CONSOLIDAÇÃOIpiaú – O empresário Alípio Oliveira Filho, mais conhecido como Alipinho da Doce Mel, continua analisando a possibilidade de concorrer ao cargo de prefeito de Ipiaú. Fontes fidedignas garantem que existe uma tendência bem favorável para que o martelo seja batido. Consolidando-se essa hipótese haverá mudanças profundas no cenário da corrida eleitoral local. A tendência, apesar da pulverização momentânea, era de continuidade da polarização dos grupos que se revezam no poder há duas décadas. Com o sim de Alípio -MDB- a terceira via surgirá forte, robusta, telúrica, credenciada, puxando tapetes, impondo reavaliações, novas alianças, ruptura histórica. Peixe grande provocando tsunamis. Salve-se quem puder.

VETO Ipiaú – A prefeita Maria das Graças vetou integralmente o Projeto de Lei, do Poder Legislativo que prevê a criação de mais de 10 novos cargos na Câmara Municipal de Ipiaú. Dois vereadores da base governista contribuíram para que o projeto fosse aprovado na sessão do último dia 11/06. O veto foi protocolado no dia 15 de junho e seria submetido à votação do plenário na sessão ordinária do dia 25, a última do primeiro período de trabalhos da atual legislatura, se não fosse retirado de pauta pelo presidente da casa, vereador San de Paulista.

Dentre outras justificativas para o veto, a prefeita apontou a existência de impedimentos legais no projeto, dentre os quais afronta à Lei Eleitoral que proíbe contratações nos três meses que antecedem as eleições, até a posse dos eleitos, afim de evitar qualquer tentativa de manipulação dos eleitores. Não está descartada a possibilidade de o Presidente da Câmara convocar uma sessão extraordinária para apreciar e deliberar a respeito do veto.

MOÇÃOIpiaú – Por indicação do vereador Josenaldo de Jesus (Jô da AABB) -PP- a Câmara Municipal de Ipiaú aprovou uma Moção de Aplausos ao médico Eduardo Aperibense Torres, em decorrência dos relevantes serviços que este profissional da saúde vem prestando às comunidades do Bairro Pau D’Arco e adjacência na Unidade da Saúde Wanderley Nascimento Farias, além da sua atuação na linha de frente do combate ao coronavírus neste município. A moção é extensiva aos demais profissionais de saúde que estão nessa valorosa missão em favor da vida.

INDIGNAÇÃOUbaitaba – A prefeita de Ubaitaba, Suely Carneiro (Suka) -PSB- em entrevista ao radialista Amarelinho, se mostrou indignada com a atitude dos comerciantes que foram na noite do dia 25 de junho, até a porta de sua residência para tentar convencê-la a revogar o decreto que fecha o comércio por mais 15 dias. Suka revelou que depois de um expediente prolongado na Prefeitura, chegou em casa, tomou um remédio e já estava dormindo quando o grupo, infringindo a determinação do “Toque de Recolher”, chegou por volta das 21h30min querendo conversar. A gestora classificou isso “de falta de respeito” com ela, sua mãe, uma idosa de 89 anos, e sua filha que se encontravam no interior da casa, além de uma desobediência ao próprio decreto que instituiu o toque de recolher”. Disse ainda que nunca se recusou ao dialogo, mas em tempo de pandemia é prudente tratar do assunto com o representante do segmento, evitando assim aglomeração. Suka pede que os comerciantes coloquem suas reivindicações em ata e mandem um dirigente da CDL discutir o assunto na Prefeitura. Ela adianta que irá reiterar que dentre motivos o decreto objetiva salvar vidas.

ENTENDIMENTOIpiaú – Enquanto em Ubaitaba acontece restrições ao funcionamento do comércio, Ipiaú experimenta momentos de flexibilização no setor. A prefeita Maria das Graças tem feito o possível para manter as lojas em funcionamento, sem baixar a guarda no enfrentamento ao coronavírus. Os comerciantes, com raras exceções, seguem as instruções da Vigilância Sanitária e orientam os consumidores a adotarem os procedimentos necessários ao adentrarem nos estabelecimentos. Na interlocução com a gestão a categoria é representada pelo presidente da CDL, Esaú Santos Neto.

ANDANÇAS PELOS MUNICÍPIOS Ipiaú – O jornalista, escritor, poeta e professor Sergio Mattos, vem publicando em sua página no Facebook alguns registros das suas incursões pelo interior da Bahia, quando editor do caderno “A Tarde Municípios”, suplemento do jornal A Tarde que obteve grande sucesso durante quase três décadas. No dia 30 de julho de 1999 ele lançou um dos seus livros na cidade de Ipiaú. Na ocasião, foi apresentado à comunidade pelo saudoso escritor Euclides Neto. Sérgio ouviu com muita atenção as palavras de boas vindas, pronunciadas por Euclides e disse que este sabia cultivar amizades. Na foto, ao lado de Sergio Mattos e Euclides Neto, estão José Motta Fernandes, Nailton Borges, Mel Jaqueira, João Cleber, e Deraldino Araújo.

JOSUÉ RIBEIROUbatã – O radialista Josué Ribeiro é pré-candidato a vereador de Ubatã, pelo PSD. Seu nome tem a indicação do ex-prefeito Edson Neves e conta com a simpatia de amplos setores da comunidade. Aos 35 anos de idade, completados nesta terça-feira, 30 de junho, Josué Ribeiro é evangélico e tem um currículo de boas atuações em diversas emissoras de rádio da região, sendo atualmente apresentador dos programas “Bom Dia Cidade”, na Rádio Comunitária Canoa Forte FM e no “Jornal das Seis”, na Ubatã FM, dos quais se despende nesta segunda-feira (29), por conta da lei eleitoral. Desde o ano de 2004 ele tem atuado na profissão e prestado relevantes serviços ao seu publico ouvinte. Consta ainda sua atuação como diretor do Clube dos Desbravadores da Igreja Adventista.

POLITICAS PÚBLICASBarra do Rocha – O prefeito de Barra do Rocha, Luís Sérgio Alves (Professor Léo) -PSB- tem demonstrado que administrar uma cidade é desenvolver políticas públicas voltadas para todas as pessoas, especialmente para as que mais precisam. Ele tem gerido o dinheiro público com austeridade e transparência, utilizando os recursos para atender todas as áreas da administração: emprego, pagamento dos servidores, distribuição de cestas básicas, distribuição de enxovais, reforma de casas das pessoas simples, revitalização dos órgãos públicos, construções, frota própria de carros, ampliação dos serviços de saúde, implantação de transporte universitário e tantas outras necessidades. Desde o inicio da gestão o pagamento dos servidores acontece rigorosamente em dia.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro