Coluna Na Mira da Política – nos bastidores de Ipiaú e região


*Coluna produzida por José Américo Castro

NO TOPO E DE OLHO NO TOCO

Prevalecendo a atual configuração da política ipiauense, a prefeita Maria das Graças (PP), pré-candidata à reeleição, estará no topo da disputa eleitoral. A maioria dos redutos seu nome continua leve, sem o desgaste que imaginava a oposição quando as peças começaram a ser movimentadas no tabuleiro do jogo. Rupturas inesperadas deixaram fissuras, entretanto, não abalaram a solidez da base. Articulações indicam que a fortaleza resistirá aos bombardeios e será precisa nos contra-ataques. Fragmentada, a oposição não terá a substância de uma investida letal. Quem aglutinar mais ficará propenso para o duelo final.

Maria espera cautelosa, estudando cada passo dos adversários. No topo e de olho no toco. Alipinho tem peso, mas precisa está atento ao movimento, pois Deraldino é ladino e cheio de agilidade. Acredita no seu taco e atrevimento não lhe falta para tentar chegar ao objetivo. Haverá um momento em que os dois estarão emparelhados, um tentando ultrapassar o outro, enquanto Maria ficará na espera, com a estratégia da defesa. Contudo, ela não pode dormir em berço esplendido e nem abrir a guarda, porque surpresa sempre há de pintar por ai. É aquela coisa: “se cochilar o cachimbo cai”.

ALIANÇA NO ROCHAA oposição cresce e aparece em Barra do Rocha com possibilidade de chegar ao Poder Executivo do Município que então conta com a equilibrada gestão do professor Léo. Um acordo entre o PDT, PSD e PMDB fortalece as pré-candidaturas do médico José Franco Ramos -PDT- e do sociólogo e ex-prefeito Jônatas Ventura -PMDB-, caso este seja desimpedido pela Justiça Eleitoral. O certo é que ambos estarão unidos, independente das circunstâncias. Por enquanto, os ventos sopram mais favoráveis ao estreante que vem desfraldando a bandeira da renovação com o sustento de solidas raízes no lugar. Ética, leveza e carisma podem torná-lo a bola da vez.

Permanecendo unida, a nova tendência reunirá dois ex-prefeitos, um vice-prefeito (Alex Muniz Ferreira) e seis dos nove vereadores que formam a atual Câmara Municipal de Barra do Rocha, além de inúmeras outras lideranças. A fusão caracteriza uma frente populista sem precedentes no município e vislumbra o atendimento das demandas da população carente, colocando tal opção como uma necessidade urgente para mitigar a situação de desemprego e garantir o soerguimento da economia local.

QUEM É ELE?Nascido em Ipiaú, criado e radicado em Barra do Rocha, filho da ex-prefeita Vera Lucia e do agricultor Zequinha Costa, neto de Dr. Artur, o primeiro médico da localidade, José Luis Franco Ramos Costa, 35 anos, graduado em medicina pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em infectologia, iniciou sua trajetória profissional no Hospital Português, em Salvador, e vem atuando em diversas unidades de saúde da região. Dentre os seus projetos de gestão destaca-se a instalação de um hospital na cidade. Também pretende lutar para que Barra do Rocha ganhe mais fôlego na educação e se possível atraia segmentos do setor industrial possibilitando assim a geração de emprego e renda. Priorizar compras no comércio local é outra proposta do pré candidato. Na esfera política federal, Dr. José é ligado ao deputado Felix Mendonça Júnior, enquanto no âmbito estadual conta com o apoio do deputado Alan Sanches e integra a base do governador Rui Costa.

HUMANIZAÇÃO
O postulante considera que é preciso humanizar as ações públicas de Barra do Rocha, sobretudo na área social. “É necessário realizações que beneficiem a população carente e tragam oportunidades de capacitação profissional para a juventude”, destaca. Ele critica a excessiva rigorosidade para com o funcionalismo público nesse período de crise social e recomenda mais flexibilidade. O jovem pré-candidato mostra-se ético ao reconhecer que a atual gestão municipal tem sido regular e vem dando continuidade a um trabalho que foi implementado pelos gestores anteriores, no entanto, assegura que é tempo de renovar.

MAIS REALIZAÇÕESE o prestigio da prefeita Maria das Graças continua em alta junto ao Governo Estadual. Toda a vez que o governador Rui Costa visita Ipiaú traz importantes benefícios para a população. Recentemente, ele entregou as obras da requalificação do Centro de Abastecimento e da construção da Praça da Bíblia e anunciou a pavimentação asfáltica da Avenida Jequitibá, no bairro Irmã Dulce. A futura obra indica a possibilidade de novos investimentos nesta região da cidade que por muito tempo esteve esquecida pelo poder público.

DALILA EM ITAGIBÁO PSD de Itagibá optou pelo nome da enfermeira Dalila Aguiar para concorrer à Prefeitura Municipal. A pré-candidata conta com o aval do Senador Otto Alencar, presidente do partido na Bahia, e o apoio dos deputados Antônio Brito (federal) e Eduardo Sales ( estadual). Sendo bem sucedida na disputa eleitoral, Dalila poderá ser a primeira mulher a governar o município. Bacharela em Enfermagem pela FTC, com especialização em Rede de Atenção à Saúde, Saúde do Trabalhador e Urgência e Emergência, com mais de 10 anos de experiência na vida pública, Dalila se diz preparada para cumprir a missão e assegura: “Não é qualquer mentira ou calúnia que vai impedir meu objetivo. Não sou mulher de brincadeira, minha palavra é pra valer. Eu não estou aqui para vender os sonhos das pessoas de Itagibá e sim para concretizar grandes sonhos do povo da minha terra”.

VAL DA GLUTO empresário Val da Glut é pré-candidato a prefeito de Ipiaú pelo Partido Trabalhista Cristão -PTC-. Em tese a agremiação defende a bandeira do liberalismo e as propostas do saudoso Leonel Brizola. Aqui na região a agremiação segue a orientação do deputado estadual Euclides Fernandes. Em 2004, Val concorreu à Câmara de vereadores, pelo PT, e obteve 889 votos, entretanto, não foi eleito em decorrência da falta de coeficiente eleitoral. Agora decidiu concorrer à Prefeitura. No seu time de candidatos a vereador tem as pessoas de Biro Biro, Plínio, Ari, Luana, Leilinha e Ícaro, dentre outros.

LILIANE DOS SEM TETOAmpliando o elenco dos pré-candidatos a Prefeito de Ipiaú, entrou em cena a combativa Liliane do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. Ela concorrerá pelo PSOL, definido como de esquerda à extrema esquerda, defendendo o socialismo democrático. Liliane prega a necessidade urgente das reformas agrária e urbana, a reorganização da Associação das Mulheres de Ipiaú e outras bandeiras de luta. É mulher guerreira, dessas que, na defesa dos direitos do proletariado, “roda a baiana”, “arma barraco”, vai pra cima mesmo. Com Liliane já somam 10 pré-candidatos a prefeito neste município, incluindo Maria, Alipinho e Deraldino.

IBIRAPITANGAA sucessão do prefeito Isravan promete ser bem concorrida em Ibirapitanga. O pré-candidato da situação é o Presidente da Câmara de Vereadores, Wellington de Paula -PSD-, popularmente conhecido como “Paulinho de Ravan”. Recentemente, ele recebeu o apoio do ex-prefeito Antonio Almeida Conceição “Gude”. Segundo o site Ubatã Noticias, ”a adesão de Gude incendiou a política ibirapitanguense.

UBATÃOs diretórios do PDT, Democratas, MDB e PSL de Ubatá selaram o compromisso de apoio à futura chapa Diram Datazoom e Rosana Magalhães, respectivamente pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito do município. Esta é a primeira vez que o jovem empresário Diran -PDT- concorrerá a uma eleição. Ele chega com propostas inovadoras para a gestão pública. Rosana Magalhães-DEM-, esposa do ex-prefeito Daí da Caixa, concorreu nas duas últimas eleições e foi a segunda colocada na contagem dos votos. O ex-prefeito Gleide Santana, o Presidente da Câmara Municipal, Gabriel Nascif, juntamente com os vereadores Devinho Muniz, Juliano Oliveira e César Salys, além dos suplentes Simone de Nino e Tarcisio Muniz, assim como outras lideranças, reforçam o grupo. (Com informações do site Noticias de Ubatã).

NACIEL RAMOSO radialista Naciel Ramos, primeiro suplente do PSD, ensaia seu retorno à Câmara Municipal de Ipiaú onde atuou, durante um ano e quatro meses, em substituição ao titular da vaga, vereador Lucas de Vavá, que nesse período este a serviço do Poder Executivo. A temporada na Câmara lhe deu mais experiência e capacidade para o exercício da função, Fez o que era correto e votou favorável a projetos direcionados ao bem-estar da população. Esteve posicionado na base de sustentação do governo municipal e destacou-se por uma atuação efetiva na área da saúde. Naciel é membro da Primeira Igreja Batista de Rio Novo e tem bom relacionamento com outros segmentos da comunidade evangélica ipiauense. *Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro