Tremor de terra é sentido em Ipiaú e outras cidades baianas


Foto: Zoom Player Drone

Realmente o ano de 2020 não está sendo fácil. Ainda vivendo um período de pandemia, o baiano tem se surpreendido nos últimos dias com pequenos tremores de terra. Recentemente foi na região do recôncavo baiano, mas especificamente em Cachoeira. Outro dia foi registrado abalo sísmico na costa de Ilhéus.

Na manhã desse domingo (30), por volta das 07h40, moradores de Ipiaú sentiram um tremor de terra por cerca de 10 segundos e se assustaram. Áudios e comentários compartilhados nas redes sociais destacam que janelas de casas vibraram e alguns objetos e móveis balançaram. “O prédio que a gente mora aqui no centro tremeu todo”, disse uma moradora da praça do Cinquentenário. “Foi assustador. Aqui em casa sentimos muito forte, pensamos que a estrutura da casa fosse cair. Saímos de casa na hora e corremos para a rua”, relata outra moradora de Ipiaú, em mensagem enviada ao GIRO. Apesar do susto não há relato de feridos e de prejuízos. A sensação também foi sentida e relatada por moradores de cidades vizinhas e do Vale do Jiquiriçá, Recôncavo e Baixo Sul da Bahia.

Escala de tremores

Segundo informou Anderson Nascimento, coordenador do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que faz o monitoramento dos fenômenos, o tremor registrado neste domingo na Bahia foi de magnitude 4.6, a 6 km a sul para sudoeste de Mutuípe. Já no site do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, constam dois registros de terremotos nas regiões de Amargosa e São Miguel das Matas, com magnitudes de 4.2 e 3.7 na escala Richter, respectivamente.

Leia também: Tremor na Bahia foi de 4,6 de magnitude e teve origem em Mutuípe