Chesf garante que barragens da Pedra e Funil estão em condições seguras de operação


Foto: Divulgação

A diretoria de Operações da Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) emitiu uma nota acerca da extensão e veracidade de um áudio na voz de uma mulher, compartilhado nas redes sociais, informando sobre riscos de rompimento da estrutura da Barragem da Pedra, após a ocorrência de tremores de terra em várias cidades baianas. No áudio a mulher chega a citar o GIRO como uma das fontes da sua informação, no entanto, nossa redação esclarece que em momento algum houve no nosso site matéria relacionada a insegurança na Barragem da Pedra em Jequié. Segundo a nota da CHESF enviada ao Blog Jequié Repórter, as barragens da Pedra (Jequié) e Funil (Ubatã) se encontram em condições seguras de operação. Confira a nota na íntegra.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informa que as suas estações sismográficas identificaram os tremores de terra ocorridos na Bahia, nos últimos dias 30 e 31 de agosto. Tais dados são monitorados de forma contínua pela Companhia e sempre que ocorre alguma atividade sísmica próxima a suas instalações, o procedimento de rotina é a inspeção do local, avaliação do comportamento das estruturas e dos instrumentos que monitoram o empreendimento.

Assim feito, não foi identificado, em nenhuma de nossas barragens, comportamento fora do padrão ou indicação de qualquer falha em suas estruturas. Portanto, são improcedentes as informações veiculadas nas mídias sociais de que a barragem de Pedra poderia sofrer rompimento. As UHE Funil e Pedra se encontram em condições seguras de operação, sem constatação de não conformidades que possam comprometer a segurança desses empreendimentos”.