Coluna Na Mira da Política – por José Américo Castro


PSC DEFINE VICE O Partido Social Cristão -PSC- através do seu Diretório Municipal, definiu o nome da pastora Rita Amorim como pré-candidata a vice-prefeita de Ipiaú na chapa encabeçada pelo suboficial da Marinha Brasileira, Gilvan Barbosa. As candidaturas de ambos, juntamente com outros 17 postulantes à Câmara de Vereadores serão homologadas na convenção que a agremiação política realiza no próximo dia 13 de setembro (domingo), em um prédio da Rua Jaldo Reis, em frente à Secretaria de Ação Social.A pastora Rita Amorim é natural de Apuarema e residiu durante 25 anos no distrito de Córrego de Pedras, município de Ipiaú. Concorreu ao cargo de vereadora na eleição de 2000. É graduada em Serviço Social, tem três filhos, e atualmente exerce a profissão de costureira. Da sua companheira de chapa, o pré-candidato Gilvan Barbosa disse: “Juntos faremos nosso município próspero, respeitado e produtivo”. No quadro de pré-candidatos a vereador pelo PSC, oito são mulheres, dentre elas: ex- conselheira tutelar Nayara Peixoto, a pastora Rose, Adriana Marambaia e Liliane Almeida. No elenco masculino estão o ex-vereador Vicente Mesquita e o músico Zé di Assis.

AURELINO LEALPatrícia Inglada Sanches, esposa do radialista Norman Suarez, o popular Amarelinho, é nome forte na política de Aurelino Leal. Ela se movimenta para concorrer a uma das vagas da Câmara de Vereadores deste município, onde já exerceu dois mandatos com boa atuação em plenário e muita capacidade de articulação nos bastidores. Foi casada com o saudoso prefeito Gilberto Andrade e esteve no lugar de Primeira Dama do Município durante mais de uma década. Também exerceu o cargo titular da Secretaria de Ação Social, dando total apoio às camadas mais carentes da comunidade local. Patrícia ingressou na política com a idade de 17 anos e desde então tem se mostrado uma liderança carismática. Sendo eleita dará, com sua experiência, uma boa contribuição ao Poder Legislativo de Aurelino Leal.

IBIRATAIANesta quinta-feira, 3, a Frente Popular de Ibirataia, revelará qual das lideranças aglutinadas estará na vanguarda do grupo, na disputa pela Prefeitura. A escolha se deu através de uma pesquisa junto ao eleitorado local. Os demais membros assumiram previamente o compromisso de apoiar o escolhido. Os seguintes nomes foram submetidos à consulta: Carlos do Pegue Leves -PT-, Caio Pina -PSB-, Luciano Guimarães -PSL-, Carlos Bonfim (o popular “Bonfim da Banca”) -PSL-, Luis Machado -PDT-, Carlito Ferreira -PCdoB- e Carote da Farmácia-. PSDB-.

JEQUIÉA novidade no quadro sucessório de Jequié é o técnico do Ministério Público Federal, James Meira pré-candidato a prefeito pelo PATRIOTA. Da linha do presidente Jair Bolsonaro, ele ganhou notoriedade por uma forte oposição ao prefeito Sergio Gameleira e ao governador Rui Costa. Vem obtendo adesões nas camadas populares do município e poderá ser o principal concorrente ao deputado Zé Cocá, também pré-candidato à Prefeitura da Cidade Sol.

FORA DO JOGOO Partido dos Trabalhadores -PT- não concorrerá à eleição municipal de Ipiaú. O máximo que poderá fazer, para não ficar totalmente fora do processo, é uma coligação na chapa majoritária com o PP da prefeita Maria das Graças, pré-candidata à reeleição. A militância começa a tomar outros rumos, tornando cada vez mais remota uma reestruturação do grupo e revitalização da agremiação que atualmente é presidida pelo Diretor de Cultura do município, Marcelo Batista (foto). O vereador Orlando Santos que tinha o mérito de, ultimamente ser a principal liderança petista local, debandou para o PP da prefeita Maria das Graças.

JK NA DISPUTA Ex-Secretário de Cultura de Ipiaú, agitador cultural, ambientalista, músico e produtor, João Kleber Oliveira Fernandes, anunciou sua pré-candidatura a vereador pelo Partido Verde. É mais um que vem oxigenar a disputa. Dentre as suas principais bandeiras de luta estão a defesa do Rio das Contas, a implantação de um centro de tratamento para dependentes químicos e uma associação para os deficientes físicos, assim como transporte coletivo apropriado e gratuito para cadeirantes. Apesar de ser um veterano na política ipiauense somente agora João Kleber resolveu encarar uma candidatura.

WAN PINHEIROCleraldo Andrade não chegou sozinho ao PP. Sob a sua liderança também migraram outros bons políticos que anteriormente faziam parte dos Democratas, ou apoiavam a agremiação, agora controlada por Deraldino Araújo. Nessa leva dos fiéis seguidores de Cleraldo, está o corretor de imóveis Wan Pinheiro que é pré-candidato a uma vaga na Câmara Municipal. Esta será a segunda vez que Van concorre ao cargo. Na eleição passada ele obteve uma razoável quantidade de votos, o que significa uma base para, agora, decolar em um voo mais alto e seguro. Ele é filho da saudosa Maria do Acarajé.

BOTE FÉOutro que vai disputar pela primeira vem uma eleição proporcional é o jornalista Vicente Andrade. Ele vestiu a camisa do CIDADANIA, partido que tem como pré candidato a prefeito o comerciante Carlos da Links. Vicente se diz “ um cidadão comum, que tem, no sangue, a fibra e a coragem de representar a mudança, os sonhos e a cidadania do nosso povo”. Assegura que não será calado e que irá até o fim para dar espaço aos cidadãos sem voz e vez, no município. Para tanto o pré-candidato acredita na educação, na cultura e na justiça social como plataformas de governo.

APOIO DO LEÃOO vereador Robson Moreira- PP-, pré-candidato à reeleição ganhou um grande aliado para a sua campanha. O apoio do agente de segurança Beto Leão de Judá é de fundamental importância para a aglutinação de novos eleitores e a cabalação dos votos. Inicialmente Beto pretendia ser candidato, entretanto, entendeu que apoiar Robson seria mais importante para o seu projeto político e o fortalecimento da tendência liderada pela prefeita Maria das Graças. “O momento é oportuno para dizer que estarei transferindo o meu apoio político a uma pessoa honesta, digna e que vem representando muito bem o mandato que lhe foi conferido pelo povo ipiauense. Fico realizado em apoiar alguém que luta e fortalece o belíssimo trabalho da prefeita Dona Maria”, comentou Beto.

HOMENAGEADOAté quem enfim alguém lembrou de colocar o nome de Américo de Almeida Castro em uma das vias públicas da cidade. Por unanimidade a Câmara Municipal de Ipiaú aprovou o Projeto de Lei, da autoria do vereador Robson Moreira, que denomina de Avenida Américo Castro a artéria que liga o Bairro ACM à Avenida Benedito Lessa. O homenageado nasceu na mesma ocasião em que surgia o povoado que daria origem a esta cidade e graças ao seu empreendedorismo Ipiaú ganhou um loteamento que deu origem ao Bairro da Conceição e estimulou o prefeito Miguel Coutinho a implantar o Conjunto Habitacional Antônio Carlos Magalhães. Colocar seu nome em uma das vias de Ipiaú é um ato de justiça e reconhecimento”, destacou o autor do projeto.

NENÉN DE OTA

Homenagem póstumas também haverá de ser prestadas ao ex-vereador e secretário municipal Neném de Ota. Seu nome bem cabe em uma praça ou rua. Muito melhor que o de César Borges que não tem identidade suficiente para ter seu nome em uma praça de Ipiaú, conforme anunciam. Ainda mais por que já tem um conjunto habitacional assim chamado. Sou mais Nenén pelos relevantes serviços prestados ao município, pelo amor que tinha por esta terra. Ao invés e César Borges a praça deve ser chamada de Osvaldo Ferreira Pimentel.

BARRA DO ROCHAPossivelmente neste sábado, 5, ou no domingo, 6, o ex-prefeito Jônatas Ventura-MDB-, juntamente com seu grupo político, defina a posição a ser tomada no processo eleitoral de Barra do Rocha. A expetativa é grande em relação a esse anúncio.

CAMPANHA
Teve início nessa terça-feira (1º), uma nova campanha da Justiça Eleitoral com o objetivo de conscientizar os brasileiros sobre a importância de não repassar notícias falsas, com ênfase no impacto negativo desse fenômeno no processo democrático em ano eleitoral.Com a mensagem “se for fake news, não transmita”, a campanha contará com a divulgação do biólogo Átila Iamarino, divulgador científico e youtuber que tem atuado contra notícias falsas durante a pandemia do coronavírus (causador da Covid-19). O TSE vai contar com esse apoio para dar amplitude à mensagem e atingir o máximo de pessoas em todo o país, sem qualquer custo, uma vez que o especialista não cobrou cachê para participar da campanha.

*Coluna produzida por José Américo Castro