Agência do INSS de Ipiaú deve reabrir nesta segunda (14)


Foto: Reprodução

Está prevista para a próxima segunda-feira (14), a reabertura gradual das agências da Previdência Social e o retorno das atividades presenciais do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na Bahia, agências devem ser reabertas em 54 cidades, entre elas está a de Ipiaú (com perícia). A maioria, no entanto, volta a funcionar sem as perícias médicas.

O INSS suspendeu o funcionamento em 164 agências em todo estado baiano por causa da pandemia do novo coronavírus, no final de março. Inicialmente, a medida valeria até 30 de abril, mas o prazo foi prorrogado. A reabertura das agências estava prevista para o dia 13 de julho, e uma primeira prorrogação determinava a retomada gradual do atendimento presencial a partir de 3 de agosto. Depois, o governo passou para 24 de agosto. Apesar da retomada na próxima segunda, o atendimento será parcial, com hora marcada, sendo restrito exclusivamente para:

  • Segurados e beneficiários com prévio agendamento pelos canais remotos (Meu INSS e Central 135);
  • Serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos, a exemplo da perícia médica, avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa e cumprimento de exigências.

Para agendar horário, é necessário acessar Meu INSS (gov.br/meuinss e aplicativo) ou ligar para o telefone 135. Em todo o período de agências fechadas, os requerimentos de serviços previdenciários e assistenciais foram realizados, exclusivamente, por meio do “Meu INSS” e pela central de atendimento. Apesar disso, muitas pessoas relataram dificuldades para conseguir benefícios. *Com informações do G1