Na Mira da Política e os destaques de Ipiaú e região


EDSON NEVES OFICIALIZA CANDIDATURAO Partido Social Democrático (PSD) de Ubatã oficializou, em convenção realizada na Câmara de Vereadores, na segunda-feira (14), o nome de Edson Neves (PSD) como candidato à Prefeitura de Ubatã e Elio de Renê (PL) como Vice-prefeito, e seus candidatos a vereadores. Além do PSD e PL, a coligação conta com o PTC. Seguindo os protocolos de Saúde, a convenção contou com presença dos filiados e apoiadores do grupo. “Com a ajuda de Deus, o apoio do senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel, lutaremos para Ubatã Crescer”, destacou Edson Neves. Edson Neves governou o município de Ubatã nos períodos de 1993-1996 e 2010-2012. Ele também já foi Deputado Estadual.

MDB EM FESTA

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), através do seu diretório municipal em Ipiaú realizou nesta terça-feira (15) a convenção partidária para as Eleições 2020. O encontro aconteceu de forma presencial no salão do Clube Rio das Contas e foi transmitido pelas redes sociais. O evento oficializou a chapa majoritária formada pelo empresário Alipinho (prefeito) e Rodrigo Machado (vice-prefeito).

EM CLIMA DE PAZ E SINCERIDADEO alto nível e a grandeza democrática marcaram a convenção que homologou as candidaturas da prefeita Maria das Graças -PP- que concorre à reeleição e do seu vice Cezário Costa -PSD-. Não se ouviu xingamentos, agressões verbais, críticas infundadas. Muito pelo contrário, prevaleceu o clima de paz, o respeito aos adversários, inclusive àqueles que insistem em atirar pedras, mesmo estando cheios de pecados, ou seja, sem absoluta moral para isso. E a caravana segue sua trajetória bem-sucedida. Cada pedra atirada poderá ser aproveitada em uma nova construção de benefícios à população. A candidatura situacionista conta com apoio de lideranças que antes lhe faziam oposição e agora reconhecem o valor de quem tem. Juntaram forças aos antigos e fieis aliados da gestora. Nunca se imaginou no mesmo palanque Maria, Cleraldo Andrade, Cezário Costa, Dr. Valnei Pestana, Dr. Leôncio Campos, Dr. Tião Ribeiro, Dú (Eduardo Pereira Alves) e tantas outras lideranças. É a grandeza democrática, a força do reconhecimento. Quem tem competência se estabelece!

CONVENÇÃO DO PSOL IPIAÚFoi na Rua da Bondade, Bairro Vila Esperança que o Partido Socialismo e Liberdade -PSOL- realizou na última quinta-feira, 10, a sua Convenção Municipal que homologou as candidatura de Liliane dos Santos Ferreira, a popular “Liliane dos Sem Teto” e Ronivon Procópio dos Santos, para prefeita e vice-prefeito de Ipiaú. Do ato político partidário participaram alguns filiados da agremiação, além da Coordenadora Regional e Presidente do PSOL de Jequié, Leide Silva Souza (Leidinha) e o candidato a vice-prefeito deste município, José Ramalho Rodrigues dos Santos. Em tempo: O PSOL de Jequié tem como candidato a prefeito o ex-vereador José Carlos Bastos Pereira (Pé Roxo).

CONVENÇÃO DO PSC IPIAÚO Partido Social Cristão (PSC) definiu em convenção nesse domingo,13, o Sub-Oficial da Marinha Gilvan Barbosa como candidato a prefeito de Ipiaú nas eleições municipais deste ano. A convenção ocorreu em um prédio da Rua Jaldo Reis. Como candidata a vice-prefeita na chapa foi escolhida a pastora Rita Amorim. Trata-se de uma chapa “puro sangue”, já que ambos são do mesmo partido. Com uma medalha de ouro que ganhou pelos 30 anos de serviços prestados ao Brasil, Gilvan disse do seu amor por Ipiaú e do projeto de transformar o município em algo bem melhor. Ouviu de seu pai, João Tucano, conselhos e incentivos, sobretudo o de se colocar no caminho certo para beneficiar o município. Após a convenção, o candidato soltou fogos em vários pontos da cidade, numa demonstração de que a igualdade não está centralizada e sim diversificada.

ALEX MIRANDA OFICIALIZA CANDIDATURA Os partidos REDE SUSTENTABILIDADE e PT se reuniram na tarde deste domingo, 13, para a realização de convenção partidária que homologou as candidaturas de Alex Miranda (Prefeito) e Carlos do Peque Leve’s ( vice prefeito). O evento foi realizado no prédio da Câmara Municipal de Ibirataia. Em suas experiências administrativas, Alex Miranda tem sido um gestor eficiente, com capacidade técnica, ideias inovadoras e influência política junto ao governador Rui Costa. Ele pode utilizar todos esses requisitos para articular projetos e ações em favor de Ibirataia.

CONVENÇÕES EM BARRA DO ROCHADefinidas as duas chapas majoritárias que concorrerão à Prefeitura de Barra do Rocha. O atual prefeito, “Professor Léo”-PSB-, é candidato a reeleição e tem como vice a carismática ex-vereadora Eva Santana Mendes -PROS-. A convenção no auditório Dr. Wanderlei Faria, bairro Aloísio Galvão, formalizou a coligação PSB/PROS e REPUBLICANOS. Em seu discurso, Professor Léo destacou os avanços que o município experimenta e que essa ação precisa ter continuidade.A convenção que homologou a chapa de oposição encabeçada pelo médico José Luis -PDT- e o ex-prefeito Jônatas Ventura -MDB-, foi realizada sábado,12, na Câmara dos Vereadores. O candidato a prefeito falou em desenvolvimento com humanismo e reafirmou seu projeto de construir um hospital na cidade. Além do PDT e MDB, a coligação oposicionista conta com o PSD e DEM. Ao termino da convenção o candidato oposicionista foi conduzido nos braços do povo.

PREFEITO VAI PRA REELEIÇÃO EM ITAGI
O Partido Democratas oficializou neste domingo, dia 13, durante convenção, a candidatura do prefeito Olival Andrade à reeleição no município de Itagi. Completa a chapa, Manoel Gomes, para vice-prefeito. Em sua fala, Olival valorizou e agradeceu o trabalho de todos os funcionários públicos e reafirmou o compromisso de continuar trabalhando para a construção de uma cidade melhor. “Vamos continuar trabalhando por Itagi. Há muito mais a ser feito por nossa cidade, o nosso time é forte e é perfeitamente capaz para dar conta de novos desafios”, declarou Dr. Olival.

PATRICK LOPES EM JITAÚNADurante convenção ocorrida nesta noite desta sexta-feira (11/09) no auditório do Telessaúde em Jitaúna, a coligação formada pelos partidos PP e PROS oficializaram a chapa que concorrerá nas eleições deste ano para Prefeitura do município, destacando o nome do Patrick Lopes (PP) candidato à reeleição, tendo como vice na chapa Marcelo Pecorelle presidente do diretório municipal do PROS. O evento contou também com a participação dos candidatos a vereadores, lideranças políticas do município e população em geral. Dentre as lideranças presentes estavam o ex-prefeito Beto Lopes, empresários e ex-vereadores, dentre outros. A chapa Patrick Lopes/Marcelo Pecorelle desponta com o aval de obras que o município durante os quase quatro anos de gestão. *Com informações do Jitaúna em dia

OPOSIÇÃO EM AIQUARA OFICIALIZA CHAPAO PDT oficializou Márcio Meira como candidato a prefeito de Aiquara em Convenção Partidária realizada no último sábado (12set20). Maria Pinto teve o nome dela homologado como candidata a vice. A chapa conta com apoios importantes como os dos deputados Euclides Fernandes (estadual) e Leur Lomanto Jr (federal). A nível local, chama atenção o apoio dado pelo ex-prefeito Jositan Pimentel (Tan), que inclusive compareceu à convenção. Tan venceu as eleições passadas com apenas 103 votos de diferença para Márcio. Ocorre que dois anos depois, Tan renunciou ao cargo, abrindo espaço para o hoje prefeito Delmar Ribeiro que, como se observa, perdeu o apoio do padrinho político. *Do blog Jequié e Região

O QUE FEZ E QUER FAZERLuís Sérgio Alves de Souza, 52 anos, mais conhecido como “Professor Léo”-PSB-, natural de Barra do Rocha, é o atual prefeito deste municio e candidato à reeleição do cargo. Ele é casado, tem dois filhos, é graduado em Letras / Inglês, com especialização em Educação Especial e Gestão Pública. O prefeito vem administrando Barra do Rocha com austeridade e transparência, embora seja flexível quando a situação exige. No campo político é da base do Governador Rui Costa, conta com o apoio de dois terços dos membros da Câmara Municipal e das deputadas Lidice da Mata (federal) e Fabíola Mansur (estadual), além do suplente de senador Bebeto Galvão, todos do PSB.

O gestor disse que encontrou a Prefeitura numa situação lastimável, com sucateamentos e deficiências em, praticamente, todos os setores. Após um choque de gestão Barra do Rocha tem hoje uma grande frente de obras e melhorias e inovações em todos os setores. Quase 80% das ruas estão pavimentadas, os serviços essenciais acontecendo sem interrupções e garantindo os direitos da população. As finanças foram restabelecidas e os pagamentos ocorrem com regularidade e até de maneira antecipada.

METAS
Dentre outros projetos de continuidade da atual gestão de Barra do Rocha constam: conclusão de 100% do calçamento de todas as ruas da localidade assim como o Parque da Cidade, a implementação do cartão de credito local, para fortalecimento do comércio local; construção de quiosques para comercialização de produtos da agricultura familiar e a continuidade da valorização dos servidores públicos.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro