Coluna Na Mira da Política


Chapa do PSB em IpiaúEm Convenção realizada no Colégio Aprovado, na noite da última terça-feira,15, o Partido Socialista Brasileiro -PSB/40 homologou os nomes de Washington da Caixa e Elinalva Bastos, como candidatos a prefeito e vice-prefeito de Ipiaú. Na oportunidade, também foram homologadas as candidaturas de 18 candidatos a vereador, sendo 12 homens e seis (6) mulheres. O ato foi engrandecido por discursos inteligentes que evidenciaram o caráter ideológico dos socialistas e sinalizaram uma campanha norteada pela ética e em defesa da diversidade. Em seu pronunciamento Washington frisou que o PSB realizará uma campanha com responsabilidade, sem promessas e fundamentada em projetos voltados ao bem-estar da população. Sempre em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política.Washington Luiz Dias Martins, 46 anos, natural de Ipiaú, é advogado e economiário. Trabalha na Caixa Econômica Federal há 20 anos, daí ser mais conhecido como “Washington da Caixa”. É casado, tem três filhos e é uma pessoa simples e muito educada. Proveniente de uma família humilde e trabalhadora, o prefeiturável do PSB tem muita honra em ser filho do popular “Zeca do Requeijão” e da professora Maria Dias Martins que vieram da zona rural e com muita dignidade conquistaram espaço na sociedade ipiauense. Já, a candidata a vice-prefeita, Elinalva Bastos, também natural de Ipiaú, é filha da professora Italva Mirtes Bittencourt, presidiu o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores, foi funcionária da Ceplac e do Banco do Brasil. Elinalva sempre teve sempre uma posição política de esquerda.

Ibirataia I Na última quarta-feira ,16, no Clube Social de Ibirataia, ocorreram as convenções dos partidos Democratas (DEM), PSB, MDB, PRB, PSL, PCdoB, Democracia Cristã, PL e PSDB, onde foi oficializada a candidatura da atual vice-prefeita Eurides para o cargo majoritário do município, tendo como companheiro de chapa o ex-vereador e Presidente da Câmara, Caio Pina. A convenção escolheu ainda os nomes dos candidatos a vereador dos partidos coligados. A nova fusão partidária de Ibirataia reúne lideranças como o ex-prefeito Jorge Fahir, seu filho Jorginho, Sandro Futuca (Presidente estadual do MDB), Luciano Guimarães -PSL-, Carlos Bonfim (o popular “Bonfim da Banca”) -PSL-, Carote da Farmácia-PSDB- e Carlito Ferreira –PcdoB-.

IBIRATAIA IICom a homologação das candidaturas de Eurides e Caio Pina a disputa pela Prefeitura de Ibirataia ficou definida em postulantes por três coligações. As duas outras são encabeçadas pela prefeita Ana Cléia -PSD- que concorre à reeleição, tendo como companheiro de chapa o vereador Juca Muniz, e o enfermeiro Alex Miranda -REDE- cujo vice é o empresário Carlos do Pegue Leves-PT-.

Itagibense na política de Vitória da ConquistaNa noite desta terça-feira, 15 de setembro, a Rede Sustentabilidade realizou sua convenção para indicar os nomes que irão disputar a prefeitura de Vitória da Conquista. A candidata a prefeita será a Historiadora e Presidente licenciada do Conselho municipal de Cultura, Maris Stella Schiavo Novais. Para disputar a vice-prefeitura foi indicado o nome do jovem estudante de economia, Leone Gomes, de 23 anos. Leone Gomes nasceu e foi criado na cidade de Itagibá, e desde o final de 2016 reside em Vitória da Conquista, onde também reside grande parte de seus familiares. Ele foi estudante do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Rio das Contas, colégio em que concluiu o ensino médio e o curso técnico em nutrição e dietética. À época de sua passagem pela instituição, Leone liderou diversas manifestações em defesa de pautas estudantis do município ipiauiense. Os pleiteantes em Conquista se colocam como alternativa ao que eles denominam de polarização e certamente enfrentarão um enorme desafio para vencer as eleições.

Chapa do PTC em IpiaúA Convenção do Diretório Municipal do Partido Trabalhista Cristão (PTC) ocorreu no último sábado (12), na sede do partido, na Travessa Bahia, nº 64. O encontro oficializou a chapa majoritária do partido formada por Edvard Pereira Machado (Val da Glut) – candidato a prefeito, e Miralva Santos Machado (Miralva da farmácia) – candidata a vice.

ITAGINem bem começou a campanha eleitoral já se verificam atos de violência relacionados com a disputa. De acordo com o Blog Ely Moraes, a mãe do prefeito Olival Andrade -DEM- do município de Itagi quase foi atingida por uma garrafada, supostamente atirada por alguém que participava de uma carreata promovida pelo PT, após a convenção desta agremiação política. Dona Jandira Andrade, estava fechando o portão de sua residência quando, ao passar a carreata, quase foi alvejada por uma garrafa de vidro. O objeto bateu no muro da casa, a poucos centímetros da vítima que passou mal após o ataque e precisou ser levada ao Hospital de Itagi onde foi atendida pelo médico plantonista. O Diretório do PT no município negou as acusações. “Salientamos que o Partido dos Trabalhadores não promove atos de violência ou vandalismo, nem compactua com atos de tal natureza ou semelhança, ratificando a nossa rechaça a qualquer ato de violência, física ou verbal a qualquer cidadão ou cidadã, compreendendo que a democracia nos assegura à livre manifestação, desde quando respeitados os direitos alheios””, comentou em nota.

JequiéJames Meira foi oficializado como candidato a prefeito de Jequié pelo Patriotas, em Convenção Partidária realizada nesta terça-feira, 15. Paulo César Valverde fará a composição da chapa na condição de candidato a vice. Os dois são servidores públicos e participaram de um processo eletivo pela primeira vez. James Meira vem tendo seu nome bastante difundido nas redes sociais, sempre ligando o nome dele as propostas do presidente da República, Jair Bolsonaro.( Com informações do repórter Souza Andrade).

Jequié IIO ipiauense e ex-deputado estadual Ewerton Almeida (PRTB), também conhecido como “Tom Legal”, é candidato a prefeito de Jequié. Esta é a segunda vez que ele concorre ao cargo. Na primeira disputou com o lendário Lomanto Júnior e foi derrotado. Agora, tendo como vice Paulo Vasconcelos (PTC) volta ao cenário com o otimismo de sempre.

AglomeraçõesEscancarou de vez. As convenções partidárias mostraram que os políticos pouco estão se importando com a pandemia. Aglomerações, muita gente sem máscaras, irem em tirar a desrespeito total às orientações da organização mundial de Saúde. Muitos candidatos a prefeito não se inibiram em tirar a máscara para pronunciarem seus discursos. Péssimo exemplo!

*Coluna produzida por José Américo Castro