Coluna Na Mira da Política – por José Américo Castro


COLIGAÇÕES E AS CARREATASIpiaú – Em virtude da pandemia as concorridas passeatas foram proibidas, entretanto as carreatas continuam consentidas. É através destas que os candidatos à Prefeitura mostram a força de aglutinação e o apoio popular que recebem. Na tarde/noite do último dia 4 de outubro, a coligação “Juntos Para Ipiaú Continuar a Crescer”, encabeçada pela prefeita Maria das Graças, candidata à reeleição, realizou a sua primeira carreata nesta campanha. Segundo os organizadores foram mais de mil veículos entre carros e motocicletas

Alguns falam em 800 automóveis, outros de 700. Exageros ou modéstias à parte, o certo é que a grande carreata do 11 tomou conta da cidade e ficou marcada como a maior da história local, até o momento. Dentro dos carros, nas praças e calçadas, as pessoas vibraram quando a candidata, ladeada por Dr. Leôncio, Cezário Costa (o vice) e o empresário Eduardo Pereira Alves (Dú), passava triunfante. As bandeiras rosas foram erguidas com entusiasmo pelos apoiadores de Maria, muitos dos quais vestidos com roupas da mesma cor. Cenas de muita criatividade foram presenciadas entre a multidão.

TROCOA oposição certamente está organizando carreatas que também venham causar impacto. A primeira realizada por Alipinho -MDB-, oito dias antes da de Maria, também foi enorme. A próxima, certamente, vem sendo articulada com maior intensidade. A turma está com vontade de dar o troco, fazer a diferença. E haja buzina e haja gasolina, gás carbônico na atmosfera. Apesar de fisicamente ser pequeno, Deraldino está no meio dos grandes e não costuma levar desaforo para casa. Só resta esperar sua hora e sua vez.

POLARIZAÇÃOJá tem gente apostando que a corrida eleitoral em Ipiaú chegue na reta final com uma disputa mais acirrada entre Maria das Graças -PP- e Alipinho -MDB-. No entanto, ninguém duvida da força política do ex-prefeito Deraldino Araújo -DEM-. Não obstante aos desfalques significativos no seu quadro de alinhados, “Dera” tem grande poder de aglutinação e uma extraordinária capacidade de articulação. Os eventos de Maria e do “Gordinho”(fotos) têm acontecido com mais entusiasmo, enquanto os de Deraldino pegam o embalo, aceleram.

NA FAZENDA DO POVODeraldino, juntamente com o vice Robson Cardoso e os candidatos a vereadores pelo DEM, visitaram, recentemente, os amigos e moradores da Fazenda do Povo. Na ocasião, eles mostraram seus projetos para a localidade, ouviram reclamações e recordaram investimentos feitos quando o atual candidato esteve no comando do Poder Executivo Municipal. Evidentemente, não deixaram de tecer críticas à atual administração e demais concorrentes. No último sábado (10), o candidato fez visita ao comércio e participou do adesivaço na Praça Salvador da Matta. Já no domingo (11), visitou o distrito de Córrego de Pedras.

A FORÇA DE EURIDES IIbirataia – Encabeçando a coligação “Construindo Uma Nova História”, a empresária e atual vice-prefeita de Ibirataia, Eurides Almeida Nunes -DEM- , candidata ao cargo majoritário, vem mostrando que tem força. Seu nome cresce a cada dia junto ao eleitorado local, tanto na cidade, quanto no distrito de Algodão, assim como na zona rural, enfim em todos os redutos. A carreata que marcou a largada da sua campanha está sendo considerada como a maior, até agora, realizada na cidade. Mobilizou centenas de veículos, milhares de pessoas, “bombou” literalmente. O povo na rua, gritando seu nome, mostrando seu número, reafirmando o seu carisma.

ARCO DE ALIANÇAS
Ibirataia – Nada menos que 14 agremiações políticas formam o arco de aliança que embasa a candidatura de Eurides. Uma conjugação que envolve antigas e novas lideranças, todas imbuídas no propósito de alavancar o progresso do município em seus diversos aspectos e não só com obras de fachada. Desta convergência democrática participam: DEM, PSB, PL, PSDB, PSL, PC do B, DC, AVANTE, PRTB, SOLIDARIEDADE, MDB, PROS, CIDADANIA e PTB. O candidato a vice-prefeito é o ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Ibirataia, Caio Pina-PSB-. O atuante deputado Sandro Regis -DEM- líder da bancada oposicionista na Assembleia Legislativa da Bahia, o ex-prefeito Jorge Fahir e o Presidente Estadual do MDB, Sandro Futuca, estão na linha de frente do grupo de apoio a Eurides.

DOUTOR CARLOS HENRIQUEAtivista político, apoiador do governador Rui Costa e sua esposa, a Primeira Dama Aline Peixoto, o médico Carlos Henrique Castro (CHC) encontra-se ausente da atual campanha eleitoral em Ipiaú. Logo ele que sempre esteve presente, movimentando-se, posicionando-se através do seu jornal: Plural de Ipiaú, colaborando com o processo democrático, incentivando a cidadania. O motivo da ausência decorre de mais cuidados com a sua saúde. Por recomendações médicas “Carlão” está em repouso, acompanhando tudo pela Internet, no aconchego do seu lar. É bom lembrar que não tem nada a ver com a covid-19. Pelo telefone CHC nos informa que é eleitor da prefeita Maria das Graças, e a ela dará seu apoio, pois entende que quem vem fazendo o que é certo merece a reeleição.

PSC EM MOVIMENTODepois da inauguração do seu comitê na Praça do Cinquentenário, fato ocorrido na manhã do dia 29 de setembro, o candidato a prefeito de Ipiaú, pelo PSC, Gilvan Barbosa iniciou uma série de visitas oficiais às ruas e bairros da cidade. No último dia 3, o candidato, acompanhado de correligionários, postulantes à Câmara Municipal, e da vice Rita Amorim, visitou os comerciantes da Rua Dois de Julho. No dia 6 esteve no Bairro Constança e no decorrer da semana passada visitou os bairros Constança e Santana, além da Rua do Emburrado e o distrito de Córrego de Pedras. Segunda-feira, 12, Gilvan Barbosa, Rita Amorim e comitiva participaram de um evento em homenagem às crianças, no Bairro Irmã Dulce. “Ficamos felizes com a repercussão da inauguração do comitê. Além dos parceiros já existentes, recebemos a visita de novos eleitores, que passaram a confiar nas nossas propostas. De agora em diante vamos intensificar ainda mais os trabalhos”, assegurou o candidato.

CANDIDATOS DO 20O time do PSC (20) que concorrerá à Câmara Municipal de Ipiaú, está formado por 15 postulantes, sendo eles: Dilma Rejane, João Paulo, Vanéia Ferreira, Naiara Peixoto, Adriana Marambaia, Liliane Almeida, Zé de Assis, Marcos Novais, Mecio Ramaccoote, Pastora rose, Vicente Mesquita, Day, Vanuzia Santos, Luciene Almeida e Francisco da Rocha (Udo).

BARRA DO ROCHA EM AZULA onda azul da coligação “A Mudança Que O Povo Quer”, inundou as ruas de Barra do Rocha, nesse domingo,11. Após a inauguração do seu comitê central, o candidato da oposição, Dr. José Luiz -PDT- percorreu a cidade em uma grande carreata. Em seguida fez um pronunciamento para a multidão que estava concentrada na Rua Santos Dumont. Severas críticas à gestão do prefeito Léo, candidato à reeleição, e promessas de humanização, caracterizaram o discurso do jovem médico que tem como companheiro de chapa o carismático ex-prefeito Jonatas Ventura -MDB-.

BARRA DO ROCHA EM AMARELOJá na segunda-feira (12), foi a vez do prefeito e candidato a reeleição, Professor Léo (PSB) mostrar a sua força na Campanha. A inauguração do Comitê contou com participação dos eleitores que participaram de uma carreata e caminhada saindo do bairro Firmo Leal em direção a praça de Eventos, onde está localizado o Comitê Central da Coligação Partidária do PSB. O movimento político contou com a presença da deputada e candidata a vice-prefeita de Salvador, Fabíola Mansur.

IBIRAPITANGAA oposição também se mostra forte na política de Ibirapitanga. A candidatura de Jé Assunção-PP- está em constante crescente e tende a esmagar as forças situacionistas. No final da tarde de domingo, 11, uma imensa carreata, com centenas de veículos, comprovou a força de Jé e seu vice Franklin. Além do apoio popular a chapa oposicionista vem sendo prestigiada por importantes lideranças do Partido Progressista, a exemplo do vice-governador e Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, João Leão, e dos deputados Ronaldo Carletto e Eduardo Salles que respectivamente defendem os interesses de Ibirapitanga nas esferas federal e estadual. Eles marcaram presença na inauguração do Comitê Central da campanha de Jé e Franklin, algumas horas antes da grande carreata. (Foto de Eduardo Freire).

IMPRUDÊNCIANa medida em que o cenário eleitoral vai se desenhando para as eleições municipais, os postulantes tentam encontrar estratégias para manter contato com o seu eleitorado durante a pandemia da Covid-19. É neste contexto que verificam-se grandes aglomerações, imprudentes abraços, beijos, apertos de mão e outras práticas propicias à disseminação do vírus que tem feito milhões de vítimas em todo o mundo. O povo está abrindo a guarda e pode pagar caro por isso. Mesmo sem haver um regramento específico quanto ao assunto na legislação eleitoral, promotores podem processar candidatos na Justiça comum tendo como base o Código Penal, que prevê como infração o descumprimento de determinação do Poder Público destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Além disso, os responsáveis, quando gestores públicos, também podem ser enquadrados por improbidade administrativa.

*Coluna produzida pelo jornalista José Américo Castro