Covid-19: Secretaria de Saúde de Ipiaú informa que continua testando população


Foto: Reprodução

A Prefeitura de Ipiaú, através da Secretaria Municipal de Saúde continua testando a população para detecção da Covid-19 e mantendo os demais procedimentos de enfrentamento à pandemia do novo coronavirus. Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde indica que até terça-feira, dia 20 de outubro, 13.325 pessoas haviam sido testadas nesta cidade. Desse contingente 1.982 foram positivadas, das quais 1.928 estão curadas. O município já investiu R$ 472.800 na aquisição de testes. A intenção da Secretaria de Saúde é manter o alto índice de testagem que tem colocado Ipiaú como o município que mais testa na região.

Cerca de 30 pessoas são encaminhadas diariamente para o Centro de Testagem, instalado na Escola Pastor Paulo, centro da cidade. A maioria delas tem testado negativo. O teste rápido detecta a presença de anticorpos, sendo mais eficaz após o sétimo dia de sintoma. Para fazer o exame o paciente deve comparecer a uma unidade de saúde da cidade, onde é feita a notificação e em seguida a equipe de monitoramento realiza o agendamento do teste .

A secretária de Saúde, Laryssa Dias explica que a testagem da população é importante para que seja feito um controle e monitoramento da doença no município. Ela alerta que a epidemia continua. “Os casos apenas estabilizaram, mas ainda existem. Os testes nos permitem descobrir, monitorar e bloquear a transmissão do vírus, principalmente nos casos de pessoas que estão assintomáticas”, explicou a secretária. ( José Américo Castro)