‘Memória é Futuro’ é tema da terceira edição do Circuito Cine Éden


Foto: Arquivo

lnspirado na frase do filósofo Jacques Derrida, “O arquivo é uma questão de futuro”, o 3º Circuito Cine Éden, evento criado para pautar a discussão sobre a importância da preservação da nossa cultura e memória por meio do cinema, traz como tema deste ano “Memória é Futuro”. Criado em 2014, soma em suas edições anteriores um público cativo, atraído pelas exibições, oficinas, minicursos e debates gratuitos. Este ano não será diferente. O tema, urgente e relevante, chama à reflexão sobre como a construção do futuro tem a raiz na memória.

Nesta terceira edição, que vai acontecer de 1º a 4 de dezembro, o evento terá sua programação toda online devido à necessidade de isolamento social imposta pela pandemia da COVID-19. Assim, mais uma vez, reunirá produtores/as, realizadores/as, diretores/as, estudantes, professores, pesquisadores, entusiastas do cinema e demais interessados nas potencialidades desta linguagem.

A produção do Circuito Cine Éden confirma a realização de duas mostras, a Mostra Cinema de Rua, que exibirá 10 curtas-metragens abordando histórias de cinemas de rua da Bahia, e a Mostra Cinema de Casa, que selecionará 10 curtas-metragens filmados por baianos durante a quarentena. Os filmes ficarão disponíveis no site e no canal do evento https://www.youtube.com/circuitocineeden, além de serem exibidos posteriormente pela TVE-Bahia. O evento também contará lives e minicursos que irão promover a qualificação do debate e a formação para o mercado do audiovisual. A programação completa será divulgada até o dia 25 de novembro no www.circuitocineeden.com.br

Pelos cinemas de rua – Tendo como ponto de partida a luta pela revitalização do Cine Éden, antigo cinema de Ipiaú, o evento busca fortalecer a existência de salas como aquela, que vêm perdendo espaço para as salas nos shoppings centers, cuja programação não reflete a demanda do cinema nacional.

Para Edson Bastos, realizador do projeto, o tema é necessário porque através dele “conseguimos direcionar a atenção da sociedade civil e dos poderes públicos para a nossa História, visando construir diálogos para a implementação de políticas públicas reparatórias, sejam elas sociais ou dos nossos equipamentos culturais deteriorados e abandonados.”

Henrique Filho, também realizador do Circuito Cine Éden, ressalta que Ipiaú não tem nenhum equipamento cultural, apesar da potência e diversidade artística dos profissionais da cultura. “Então este evento é para lembrarmos da campanha #PorUmNovoCineÉden e, principalmente, da luta da classe artística em prol da revitalização de espaços culturais como cinema e teatros de rua.”

Para acompanhar as novidades da programação, os interessados devem acessar o site e as redes sociais, Instagram @circuitocineeden, e Facebook https://www.facebook.com/circuitocineeden

A 3ª edição do Circuito Cine Éden é uma produção da Voo Audiovisual, foi selecionada pelo Edital Setorial de Audiovisual de 2019, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e da Secretaria de Cultura da Bahia.

Circuito Cine Éden – Evento criado para promover debate sobre a valorização da nossa cultura e memória, protagonizando o Cine Teatro Éden para reforçar a importância da construção e revitalização de espaços culturais, sobretudo no interior da Bahia.