Vereador mais bem votado de Ipiaú é originário da zona rural e militou no PT


Foto: Divulgação

Orlando dos Santos Ribeiro -PP-, 44 anos, residente no Bairro Santa Rita, natural de Barra do Rocha, filho de Odilon dos Anjos Ribeiro e Luzia dos Santos Ribeiro, casado com Valdirene Lisboa, reeleito com 822 votos (a maior votação do pleito de 2020), exercerá o seu terceiro mandato na Câmara Municipal de Ipiaú. Em 2012, concorrendo pelo Partido dos Trabalhadores -PT- obteve 416 votos. Na eleição de 2016 o eleitorado lhe garantiu 477 votos.

A retrospectiva mostra uma trajetória ascendente e muito bem alicerçada. Orlando compôs a base de sustentação da prefeita Maria das Graças, na Câmara, posição que deverá ser mantida ao longo dos próximos quatro anos. Em seu primeiro mandato fez oposição sistemática ao prefeito Deraldino Araújo. Por uma questão de garantia de coeficiente eleitoral, Orlando ingressou no PP (Partido Popular) presidido pela empresária Flávia Mendonça.

DO BISCÓ AO PALETÓ
Quando adolescente Orlando Santos foi trabalhador rural. Deu duro na limpeza das roças de cacau, nas ordenhas de leite, aprendeu a usar biscó, encontrando nesse instrumento o primeiro meio sobrevivência. Depois trabalhou em oficinas de eletrodomésticos, além de ter exercido a função de assessor legislativo e radialista. Estudou nos colégios Ângelo Jaqueira, Celestina Bittencourt, Escola Gonçalves Ledo e no Colégio Estadual de Ipiaú.

Orlando Santos ingressou na política por influência de militantes históricos do Partido dos Trabalhadores, em Ipiaú, dentre os quais Marcos Nery e o saudoso vereador Adilson Duarte. Presidiu o Diretório Municipal do PT, estruturando a agremiação para grandes avanços. Foi um dos fundadores da Radio Livre Comunitária de Ipiaú, onde atuou em diversas funções, desde office boy até presidente.

ATUAÇÃO
No plenário da Câmara destacou-se por uma radical defesa dos interesses do povo. Levantou a bandeira democrática, combateu os aumentos abusáveis dos preços de combustíveis e gás de cozinha e conseguiu, junto aos deputados Jorge Solla e Marcelino Galo, emendas parlamentares que totalizaram um montante de R$2milhões que resultaram em inúmeros benefícios para a população ipiauense. Vestiu o paletó para melhor representar a população carente e ganhou o respeito das elites.

INDICAÇÕES
Dentre as inúmeras indicações do vereador Orlando Santos que foram acatadas pelo Poder Executivo Municipal e se tornaram em importantes realizações constam: Reforma e Municipalização do Ginásio de Esportes; Construção de escadaria da rua L no Bairro São José Operário; Implantação da rede de esgoto no Loteamento Sagitário na rua A (Bairro Dois de Dezembro) em parceria com a comunidade; Revitalização do Campo de Futebol da Vila Esperança; Revitalização do Campo de Futebol do Bairro Ubirajara Costa ( Sitio); Requalificação da Praça Emídio Barreto; Construção da Praça Tatiane no bairro Santa Rita; Construção da cerca e do galpão da horta comunitária; Construção da casa de dona Rosa em parceria com comunidade; Poço Artesiano nas comunidades do Passa com Jeito, Horta Comunitária e Bom Sem Farinha; Programa Luz para Todos; Aquisições de ambulâncias e uma série de outras atividades. (Giro/José Américo Castro).