Vacina de Oxford contra Covid-19 induz resposta imunológica em jovens e idosos


Foto: Reprodução

A vacina britânica contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido e a farmacêutica AstraZeneca, gera resposta imunológica em adultos de todas as idades, incluindo os idosos com mais de 70 anos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (19) na revista científica The Lancet. Nesta semana vem sendo divulgados dados e resultados de várias candidatas a vacina contra a Covid-19.

As informações sobre a vacina de Oxford divulgadas nesta quinta dizem respeito a fase 2 dos testes. Nela, foram recrutadas 560 pessoas saudáveis para o estudo. Os participantes foram divididos em três grupos com diferentes faixas etárias: 18 a 55 anos, 56 a 69 anos e 70 anos de idade ou mais.

O processo de criação de uma vacina até ela chegar à população incluir três fases: a primeira são realizados testes clínicos de vacinas, os cientistas avaliam se é seguro usar a imunização. Na fase 2, os pesquisadores verificam se a vacina pode gerar uma resposta imunológica do corpo para combater a infecção e procuram pela dose necessária para motivar essa reação.