Confira os destaques da Coluna Na Mira da Política


Estreando na Câmara
Dois acontecimentos inusitados na abertura do novo período legislativo da Câmara Municipal de Ipiaú: o vereador Cristiano -PP-, no rigor do terno e gravata, chegou na casa montado na sua velha bicicleta Monark, enquanto o vereador Cleber Gadita -PDT- abdicou do paletó para participar da sessão trajado com a farda da Policia Militar. Gadita que é soldado da corporação, resolveu, assim fardado, homenagear os 196 anos de criação da instituição na Bahia. Já Cristiano chegou de bike por considerar que foi com este meio de locomoção que realizou boa parte da sua vitoriosa campanha eleitoral.

Bola cheia
Os vereadores da base governista não pouparam elogios à presidente municipal do Partido Progressista -PP-, empresária Flávia Mendonça. Cada um ressaltou a capacidade de liderança e articulação que ela vem demonstrando na política local. O presidente da casa, Robson Moreira ressaltou: “Não tenho dúvida de que Flávia Mendonça é a grande responsável por esta bancada de seis vereadores aqui composta pelo PP. Flávia chegou e deu um show em cima dos profissionais da política, inclusive em mim. Graças ao seu empenho, seu talento, seu desejo de fazer nova história, é que somamos hoje uma bancada governista com 10 vereadores pra fazer a diferença em Ipiaú e dá sustentabilidade ao governo da prefeita Maria das Graças”.

Apelo da Prefeita“É urgente nos conscientizar do momento pelo qual estamos passando, não queremos e não podemos perder mais vidas para a Covid-19, mas isso é uma batalha que temos que enfrentar juntos. Peço que sigam todas as medidas: é imprescindível o uso de máscara. Usem álcool 70% para higienizar as mãos, lave-as com água e sabão sempre que puder e não façam aglomeração. Eu sei que posso contar com vocês”, apelou a prefeita Maria das Graças à população de Ipiaú, em sua página no Instagram. Na mesma nota, Maria lembrou que o Governo da Bahia avisou que batemos um recorde triste na pandemia, “são mais de 866 pacientes internados em UTIs”. Ela também disse que a UTI do Hospital Prado Valadares está com 100% de ocupação.

Geração de empregos

Antes de ler a mensagem da Prefeita Maria das graças aos vereadores, durante a abertura dos trabalhos legislativos, o vice-prefeito Cezário Costa, falando na condição de Secretário Municipal da Indústria, Comércio de Turismo, assegurou que seu objetivo é fazer dessa pasta algo intenso na gestão municipal para que se possa construir postos de trabalho e consequentemente gerar emprego para a população trabalhadora de Ipiaú.

Becão na AgriculturaO prefeito de Iramaia, Antônio Carlos Silva Bastos, o popular Tunga, nomeou Jeoberico Silva Souza para exercer o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente. “Becão”, como é mais conhecido o novo titular da pasta, é natural de Itagibá, tem residência em Ipiaú e militou durante 14 anos no MST. Antes de ser nomeado, ele vinha assessorando o deputado estadual Jacó, do PT. Aos que pensam que “Becão” caiu de paraquedas na Prefeitura de Iramaia é bom esclarecer que sua relação com a política local é antiga. Ele foi vereador no quadriênio 2012/2016, inclusive esteve na presidência da Câmara no período 2015/2016.

Fernando Gomes vacinadoAos 81 anos de idade o ex-prefeito de Itabuna, Fernando Gomes, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na manhã do último dia 17. Em dezembro do ano passado ele foi infectado pelo coronavírus, mas alguns meses antes, em pleno exercício do seu quinto mandato na Prefeitura, pressionado para revogar as medidas restritivas para as atividades econômicas na cidade, disparou a frase: “Morra quem morrer”, e foi notícia no Brasil inteiro.

Asfalto em UbatãAcompanhado do deputado federal Marcelo Nilo (PSB), o prefeito de Vinicius do Vale Souza(Tinho), de Ubatã,foi recebido em audiência pelo secretário Marcos Cavalcante, da Infraestrutura da Bahia (Seinfra). Em pauta, o projeto de pavimentação asfáltica das principais ruas do município de Ubatã. “Entregamos a planta baixa e também o projeto de pavimentação asfáltica. Nas próximas semanas Ubatã deve receber um engenheiro da Seinfra, que analisará a nossa solicitação, que é um desejo de nossa comunidade e que certamente, caso concretizado, melhorará a infraestrutura de nossa cidade”, informou Tinho ao site Ubatã Notícias.

Luto em IbirataiaO blog Tesouras Notícias transmitiu a notícia do falecimento do ex-vereador e presidente da Câmara Municipal de Ibirataia Gilson Souza, mais conhecido como Gilsão. O óbito ocorreu, na manhã do último domingo, 21, em Brasília, onde ele se encontrava a trabalho. Gilsão exerceu por duas vezes o mandato de vereador na Câmara de Ibirataia, nos quadriênios 1997/2000 e 2001/2004. Presidiu a Câmara no período 2001/2002. Tornou-se muito conhecido como empresário de bandas musicais, dentre as quais a banda Joedson, promovendo festas por toda a Bahia. Atualmente residia na cidade de Irecê.

Unidos na crítica

Um texto do jornalista Henrique Brinco, publicado no jornal Tribuna da Bahia, informa que o governador Rui Costa (PT) e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), voltaram a se unir em críticas contra o Governo Federal. Os dois líderes baianos cobraram maior eficácia do Plano Nacional de Imunização, coordenado pelo Ministério da Saúde. No momento, não há mais doses da vacina contra a Covid-19 na capital baiana. Rui subiu o tom contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que tem travado a liberação para aplicação de vacinas. “É uma insensibilidade enorme, uma falta de respeito com a vida humana inaceitável. Enquanto em outros países as suas respectivas agências aceleraram e já estão vacinando, a do Brasil segue um roteiro lento e burocrático”.

Para ACM Neto, “o Plano Nacional de Imunização é uma peça de ficção”. “Enquanto a Covid-19 continua se espalhando rapidamente e passamos a lidar com uma nova cepa do vírus, possivelmente mais contagiosa e agressiva, o Brasil só vacinou 2,6% da população. O governo federal não pode mais se furtar às suas responsabilidades diante dessa tragédia sanitária e econômica. Precisamos vacinar o máximo de pessoas – o quanto antes. Países que seguiram a recomendação da ciência já trazem evidências de que esse é o único caminho para salvar vidas e reaquecer a economia. É o caso de Israel, que vacinou quase metade da população e já é tido como exemplo mundial pelo planejamento e agilidade”, declarou Neto.

*Coluna produzida por José Américo Castro